Cuiabá, 15 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Variedades Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 08:44 - A | A

Segunda-feira, 13 de Maio de 2024, 08h:44 - A | A

Vacinação

Vacinação contra dengue em Cuiabá começa nessa segunda-feira (13)

A imunização é voltada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, por ser a faixa etária com o maior número de hospitalizações pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

Por g1 MT

A vacinação contra dengue começa nesta segunda-feira (13) em Cuiabá, em todas as Unidades Básicas de Saúde da município. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (9). A campanha é voltada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.

A escolha do público-alvo de 10 a 14 anos foi uma estratégia do Ministério da Saúde, por ser a faixa etária com o maior número de hospitalizações por dengue. Em Cuiabá, esse público é de 44.469 pessoas.

As primeiras doses da vacina contra a dengue chegaram em Mato Grosso no fim de abril. No entanto, para Cuiabá não havia uma data prevista para o início da imunização.

Orientações

Conforme a secretaria, o esquema vacinal está dividido em duas doses, com um intervalo de três meses. Para vacinação, os pais ou responsáveis devem levar documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação.

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica, Valéria de Oliveira, caso a criança ou o adolescente tenha sido diagnosticado com dengue recentemente, é necessário aguardar um período de seis meses antes de iniciar o esquema vacinal.

Ainda conforme instrução da coordenadora, em casos de contaminação por dengue após a administração da primeira dose, a data prevista para a segunda dose deve ser mantida, desde que haja um intervalo mínimo de 30 dias entre a infecção e a aplicação da dose subsequente.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]