Atenção, estudantes! Foi divulgado na madrugada desta quinta-feira (29) o tão aguardado resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2026 – acesse a área do aluno ao fim desta matéria.
Os aprovados têm até a próxima segunda-feira (2) para procurar a instituição de ensino. Quem não conseguiu aprovação pode entrar no portal do aluno e manifestar a intenção de permanecer em lista de espera pelas vagas remanescentes.
Detalhes
Neste ano, o Sisu oferece mais de 274 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior, a maior oferta da história, segundo o MEC (Ministério da Educação).
As inscrições terminaram no dia 23 de janeiro e a edição seleciona alunos para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano.
A seleção do candidato ocorreu com base na nota do Enem de 2023 a 2025 que resultou na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso. O participante não podia ter tirado nota zero na redação.
Aos candidatos que participaram de mais de uma das últimas edições do Enem, o sistema de inscrição do Sisu selecionou automaticamente a edição que ofereceu a melhor média ponderada para cada opção de curso escolhida.
As notas de treineiros (estudantes que não terminaram o ensino médio e fazem o exame apenas para autoavaliação) não serão consideradas.
Na edição com número recorde de vagas, o MEC destaca que o Sisu 2026 incluiu novos campi no processo seletivo e a ampliou os cursos de tecnologia, inteligência artificial e licenciaturas.
Considerado apenas vagas reservadas, no contexto da Lei de Cotas e demais ações afirmativas próprias das instituições de ensino, são mais de 148,9 mil vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas, estudantes egressos de escolas públicas ou comunitárias, além de pessoas com deficiência. Este quantitativo corresponde a 54,3% de todas as vagas disponibilizadas.
Sobre os cursos, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais de 18 áreas. Os estudantes que optaram por esses cursos poderão se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas e terão direito ao incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050, durante todo o curso.
A universidade com o maior número de vagas no Sisu é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com 9.120 vagas. Em seguida, estão a UFF (Universidade Federal Fluminense), com 8.931; e a UFPB (Universidade Federal da Paraíba), 8.005.
A lista dos cursos com mais vagas é liderada por pedagogia, com 10.145 oportunidades. Na segunda posição, está o curso de administração (9.462) e, na sequência, matemática (9.332 vagas).
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)









