Ao longo deste ano, a população e o comércio luverdense contarão com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) para capacitação e aperfeiçoamento profissional, além de ações em saúde, esporte, cultura e lazer.
O Acordo Conjunto de Cooperação Técnica foi firmado entre o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, e o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, em outubro do ano passado.
Para traçar os próximos passos dessa parceria, Wenceslau Júnior e o prefeito do município se reuniram, nesta quinta-feira (14), na sede da Fecomércio-MT, juntamente com os diretores regionais do Sesc, Allan Serotini, e do Senac, Edson Dahmer, para discutir a oferta de novos serviços à população luverdense, por meio de serviços móveis do Sesc e oferta de cursos profissionalizantes do Senac.
“Estamos investindo na adequação do local para instalarmos ali unidades do Sesc e do Senac, que atenderão os empresários e trabalhadores do comércio, suas famílias e toda comunidade”, assinala Wenceslau Júnior, que destacou, inclusive, a contribuição do Sistema Comércio para o desenvolvimento do município e do comércio luverdense.
“Ofereceremos formação para os jovens em busca do primeiro emprego, qualificação profissional em diversas áreas à população, serviços de saúde, esporte e lazer para impulsionar ainda mais o progresso econômico e social da cidade”, conclui o presidente da Fecomércio-MT.
Enquanto as unidades físicas não entram em operação no município, o Sesc levará os caminhões da Saúde da Mulher e da Odontologia para atender na cidade nos próximos três meses, oferecendo serviços gratuitos para toda a população. Já o Senac implantará uma vasta programação de cursos de capacitação para os trabalhadores do comércio.
“O Poder Executivo do município vem trabalhando em uma parceria forte com o Sistema Comércio. Tudo para levar, de forma definitiva, os serviços ofertados por essas instituições à população da nossa região”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.
O Senac deve inaugurar, no início do segundo semestre de 2024, um moderno Centro de Educação Profissional na região central da cidade, com capacidade para atender mais de 500 alunos por dia. Em execução desde novembro do ano passado, o investimento inicial para a abertura do novo espaço de ensino profissionalizante será superior a R$ 1,3 milhão.
Já o Sesc disponibilizará um espaço que contará com academia, serviços odontológicos e Central de Relacionamento com o Cliente, impulsionando o progresso econômico e social da cidade. O investimento também está na casa de R$ 1,8 milhão.
O Poder Executivo municipal cedeu área de 1,2 mil m² na Avenida Mato Grosso, região central e de grande fluxo comercial da cidade, para a instalação das duas unidades do Sistema Comércio MT.