Cuiabá, 17 de Maio de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Variedades Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024, 15:38 - A | A

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024, 15h:38 - A | A

Convênio FIRMADO

Secretário de Saúde firma convênio com UFMT para capacitar servidores e oferecer residência médica a estudantes

Lázaro Thor
secom cuiabá

O secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira, e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Evandro Soares da Silva, assinaram nesta quarta-feira (28) convênio que permitirá a qualificação de servidores da SMS e a realização de residência médica de estudantes de medicina da UFMT e de outros cursos em unidades de saúde do município. O prazo de vigência do convênio é de cinco anos.

O acordo de cooperação técnica é denominado Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAPS), um acordo de colaboração firmado entre entes federativos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para organizar e integrar as ações e os serviços de saúde.

"Todos nós servidores públicos precisamos unir nossos esforços para atender nossa população e a UFMT tem essa enorme contribuição desde muito tempo, hoje ao assinar este convênio ratificamos mais uma vez o nosso compromisso", afirmou o secretário Deiver Teixeira. "Além disso, nós sempre consideramos muito importante que os nossos 5 mil servidores sejam capacitados com conhecimento inovadores e atualização dos currículos", completou. 

O acordo oferecerá atividades curriculares para os cursos de graduação e pós-graduação para cursos da área da Saúde, como Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Serviço Social, Saúde Coletiva, Psicologia e Biologia nas unidades administradas pela SMS. 

Em contrapartida, a UFMT oferecerá cursos de qualificação para servidores da Secretaria, com disponibilização de estrutura física, salas de aula, auditório, além da oferta de vagas específicas em cursos de curta duração de qualificação profissional e de pós-graduação strictu e lactu sensu nas áreas de saúde e ciências humanas, tais quais Administração, Gestão Pública e correlatos. 

"Preciso agradecer ao secretário Deiver por atender a uma demanda histórica que é o COAPS, temos aqui o Hospital Júlio Muller que é 100% SUS, mas cada estudante tem a necessidade de passar pelas unidades básicas, passar pelas UPAS e depois completar a formação no Júlio Muller, dessa forma o município ajudará a UFMT, será uma salto qualitativo e quantitativo na formação dos nossos estudantes, que será ainda mais uma formação de excelência", afirmou o reitor da UFMT. 

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]