Cuiabá, 19 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Variedades Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024, 10:06 - A | A

Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024, 10h:06 - A | A

Previsão do Tempo

Previsão do Inmet para janeiro é de chuva em grande parte do País

A previsão indica ainda que as temperaturas deverão ficar acima da média em praticamente todo o Brasil

Yara Aquino - INMET

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte da região Norte, além de áreas da Região Sul e dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (em amarelo e laranja no mapa da figura 1a).

Já em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do País, além de áreas do Pará e do Paraná, a previsão indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média (tons em azul claro na figura 1a).

Considerando o prognóstico climático do Inmet para este mês e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, tem-se que em áreas do Matopiba (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a chuva abaixo da média observada em outubro e novembro foi responsável por manter os níveis de água no solo muito baixos, desfavorecendo as fases iniciais dos cultivos de verão.

Para janeiro, os níveis devem continuar baixos, persistindo condições de déficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas.

No Brasil Central, o retorno da chuva, que foi observado na segunda quinzena do mês de dezembro de 2023, contribuiu para a elevação dos níveis de água no solo em algumas áreas. Este cenário tem sido importante para a retomada do plantio e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, exceto no norte de Minas Gerais, onde os níveis de água no solo estão mais baixos. No entanto, são previstas chuvas mais regulares para janeiro/2024, que podem contribuir para a recuperação dos níveis de água no solo, favorecendo as culturas que se encontrarem em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.

Já na Região Sul, os volumes de chuva previstos tendem a manter os níveis de água no solo elevados, mas com menor probabilidade de gerar excedente hídrico em algumas localidades no mês de janeiro/2024. A redução do volume de chuva em relação aos meses anteriores, pode favorecer a retomada da semeadura das culturas de primeira safra em regiões que se encontram em atraso.

Temperatura

A previsão indica que as temperaturas deverão ser acima da média em praticamente todo o País (em amarelo e laranja no mapa da figura 1b), com temperaturas acima de 25ºC. Porém, em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a temperatura média poderá chegar aos 30ºC.

Já centro-sul do Rio Grande do Sul, norte do Rio Grande do Norte, oeste do Paraná são previstas temperaturas próximas à média (em cinza no mapa da figura 1b). No oeste do Espírito Santo, a previsão indica temperaturas ligeiramente abaixo da média (em azul no mapa da figura 1b). 

INMET

mapacalorbrasil.png

 

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]