Cuiabá, 21 de Maio de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Variedades Terça-feira, 26 de Março de 2024, 15:15 - A | A

Terça-feira, 26 de Março de 2024, 15h:15 - A | A

monumento histórico

Prefeito entrega revitalização do monumento “Árvore de Todos os Povos” e do mural do artista plástico Adir Sodré nesta quarta-feira (27)

Carolina Miranda

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, convida população para a solenidade de entrega da revitalização do Monumento Histórico “Árvore de Todos os Povos”, de Wladimir Dias-Pino, que acontecerá nesta quarta-feira (27), na praça Oito de Abril, popular Praça do Chopão, a partir das 17h. O monumento de Dias-Pino retornará ao seu local de origem, respeitando todo o projeto original. O prefeito também fará a entrega da revitalização da obra do artista plástico Adir Sodré, um dos mais renomados de Mato Grosso, que faleceu em agosto de 2020. 

A escultura-poema “Árvore de Todos os Povos” é fruto do Movimento do Intensivismo e surgiu como resultado de uma nova intencionalidade plástica, artística e literária, ocorrida em Cuiabá entre as décadas de 1940 e 1950. No total, foram investidos cerca de R$ 60 mil para execução da obra.

Além da entrega, haverá também o lançamento da reconstrução do mural do artista plástico Adir Sodré. A definição da nova obra contou com a participação da filha do artista, Nina Sodré. Adir Sodré foi um dos parceiros da Prefeitura de Cuiabá no projeto Cidade Viva, que possibilitou que o cinza do concreto armado de várias estruturas fosse transformado em um colorido que representa o povo cuiabano. 

As obras foram retiradas da Praça durante os trabalhos de revitalização do espaço, entregue à população no dia 23 de dezembro de 2019. O trabalho, fruto de parceria entre as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, também garantiu a reconstrução do piso, pintura, instalação de iluminação de LED, bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo.

O evento integra a programação do aniversário de 305 Anos da capital, celebrado no dia 08 de abril, que contará com novas entregas e inaugurações. Técnicos do Ministério da Cultura estarão presentes, representando a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

SERVIÇO: 

O que: entrega da revitalização do Monumento Histórico “Árvore de Todos os Povos”, de Wladimir Dias-Pino e revitalização da obra do artista plástico Adir Sodré.
Data: 27/03/2024 (quarta-feira)
Horário: a partir das 17h
Local: Praça Oito de Abril

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]