Cerca de 80.429 estudantes mato-grossenses se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2025, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número representa um crescimento de 19,4% em comparação ao total de inscritos no ano anterior (2024), quando foram registradas 67.640 inscrições no estado.
O crescimento acompanha uma tendência nacional. Ao todo, mais de 4,8 milhões de inscrições foram realizadas em todo o país para a edição deste ano do Enem. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o dado reflete um aumento contínuo no interesse dos estudantes pelo exame. “O balanço consolidado de inscrições do Enem confirma um aumento de 38% em relação a 2022”, destacou o ministro. Em relação ao ano passado, o avanço nacional foi de 11,22%.
Ainda conforme o levantamento, cerca de 1,9 milhão de inscritos são estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025 — o que evidencia o papel do Enem como porta de entrada para o ensino superior, especialmente entre os jovens de escolas públicas.
Datas de aplicação
As provas serão em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação. Excepcionalmente, o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP30, que acontecerá na capital do Pará durante o período regular do Enem.
Informações e orientações
Os participantes podem acessar o portal oficial do Inep para conferir as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção dedicada às perguntas frequentes acerca do exame, reunindo as dúvidas mais comuns e seus respectivos esclarecimentos.