Cuiabá, 20 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Variedades Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 08:45 - A | A

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 08h:45 - A | A

MAIOR DO MUNDO

Mandala construída em MT tem 28 metros a mais do que a registrada como maior do mundo; conheça

Monumento tem 42 metros de diâmetro, com 72 anjos e quatro portais. Oficialmente, segundo o Guinness World Records, a maior mandala foi registrada na China, em 2015, e tem 14,23 metros de diâmetro.

g1 MT

Você sabia que uma das maiores mandalas do mundo fica em Mato Grosso? A Mandala dos Anjos começou a ser planejada há 24 anos e ainda está em construção, porque todo o trabalho foi feito por voluntários. O monumento, localizado a 9 km da Praça Central de Chapada dos Guimarães, na Estrada Cachoeira Rica, tem 42 metros de diâmetro, com 72 anjos e quatro portais.

Oficialmente, segundo o Guinness World Records – o livro dos recordes –, a maior mandala foi registrada em março de 2015, na China, com 14,23 metros de diâmetro. Ela demorou 10 anos para ser planejada, projetada e construída.

Um dos coordenadores do local onde fica a mandala de Mato Grosso, André Lang, disse que um dos visitantes em Chapada dos Guimarães sugeriu registrar o monumento no Guinness, no entanto, o custo era alto e o local não tinha condições financeiras para entrar com o processo. 

André Lang e Cristina Rivas

mandala chapada2.jpg

Os anjos possuem 1,8 metros de altura

 A construção do monumento começou em 2000 com as obras de infraestrutura e a construção da parte central formada por uma casa de sete lados. Em 2010, começou uma nova etapa que se estendeu do centro para todo o círculo, abrigando 72 anjos.

De acordo com os coordenadores do local, André Lang e Cristina Rivas, cada uma das estátuas possui 1,80 metro de altura.

Em 2020, o grupo finalizou a parte estrutural e decidiu abrir para visitações. Foi feito um projeto de apresentação da mandala e cronogramas para levar a experiência aos visitantes. O local começou a receber turistas em 2022. 

André Lang e Cristina Rivas

mandala chapada3.jpg

O local possui quatro portais

 A mandala ainda não foi finalizada e o projeto original ainda inclui a construção de um mirante, ajardinamento, acabamento, fonte de água e iluminação.

"Os visitantes chegam de uma forma e saem de outra, bem melhor. É muito gratificante ver os olhos brilhantes de cada pessoa que entra no círculo e se sente acolhida. Um amor que vai além dos rótulos, religiões, crenças, raças. É algo muito belo", disse André Lang.

Qual o sentido das partes da mandala?

De acordo com os gestores do local, cada parte da mandala tem um sentido. A edificação segue princípios de uma sabedoria ancestral ligada a diversas áreas: angeologia, geometria sagrada, cabala, astrologia, radiestesia, entre outros.

O foco é criar um ponto de meditação, de contato com boas energias, elevar a frequência para gerar uma reflexão sobre as crenças individuais. É um espaço ecumênico aberto a todas as religiões e crenças.

Já os anjos estão muito presentes nas escrituras sagradas de diversos povos e culturas, como nas civilizações hinduístas, chinesa, egípcia, grega, não só uma imagem cristã.

"A expressão ‘anjo’ vem do latim e significa mensageiro. São mensageiros da luz divina para nos inspirar, proteger, guiar e orientar. A luz emanada chega através dos 72 canais de energia e cada um deles é governado por um anjo", explicaram.

As mandalas são símbolos da integração e da harmonia. Para os monges tibetanos, a mandala representa as diversas dimensões da consciência espiritual e o estado de iluminação.

Nas culturas oriental e ocidental, a mandala passou a simbolizar harmonia, unidade, totalidade e cura.

Como funciona a experiência?

O passeio tem duração de duas horas e é guiado por voluntários que dão assistência para os participantes, com explicações sobre os anjos, a vivência na mandala e a história do local.

Para ir até a Mandala dos Anjos, é preciso fazer um agendamento prévio e pagar uma taxa de R$ 99, que é destinada para a manutenção do local.

André Lang e Cristina Rivas

mandala chapada4.jpg

Mandala começou a ser construída em 2000

 

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]