Um mês após o incêndio que destruiu o Shopping Popular, em Cuiabá, os lojistas ainda esperam por um abrigo provisório que ofereça estruturas básicas. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 15 de julho, e até o momento, a causa não foi identificada. Segundo o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, o fogo se alastrou rapidamente, consumindo o edifício em apenas 30 minutos.
Lediane Oliveira, proprietária da loja de óculos Ledasunglass há mais de 10 anos, compartilhou com o PNB Online as dificuldades enfrentadas desde o incêndio. Para ela, o maior desafio foi ter que se adaptar rapidamente após perder a loja de um dia para o outro. A comerciante recorda que, no dia seguinte ao incêndio, já estava buscando alternativas para continuar as vendas, mesmo sem estoque. As doações recebidas nos primeiros dias foram fundamentais para que ela pudesse recomeçar do zero.
Atualmente, Lediane e outros lojistas estão à espera da transferência para o abrigo provisório no estacionamento. “Queremos muito sair da rua, porque é muito calor, falta energia, temos que usar banheiros de lanchonetes ou do ginásio do Dom Aquino, e é difícil. Tem muito vento, poeira. Nesses dias de frio, passamos muito frio, e se chover, não tem condições de ficarmos na rua, porque alagaria tudo. Queremos ter pelo menos esse abrigo, então esperamos que isso aconteça o mais rápido possível”, desabafou a comeciante que compartilha nas redes sociais o dia-a-dia no local.
O anúncio do abrigo no estacionamento foi feito no último sábado (10.08), pelo presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão. Conforme Galvão, a escolha pelo estacionamento foi feita em consenso com os associados e já foi comunicada aos poderes estaduais, municipais e órgãos de controle. A promessa é que a estrutura provisória seja montada em cerca de duas semanas.
Caixa Econômica oferece apoio exclusivo aos lojistas afetados
Para apoiar os lojistas que perderam tudo no incêndio, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), em parceria com a Caixa Econômica Federal, está oferecendo atendimento bancário exclusivo até esta quinta-feira (15.08). Os serviços estão sendo prestados na sede da ACCuiabá, localizada no centro da cidade.
Os atendimentos, que ocorrem em dois períodos diários, permitem que os lojistas tenham acesso a serviços bancários essenciais, além de uma linha de crédito especial chamada GiroCaixa ProCred. Segundo Jonas Alves, presidente da ACCuiabá, essa parceria visa proporcionar suporte financeiro aos empresários que precisam recomeçar seus negócios.
A linha de crédito GiroCaixa ProCred, parte do programa ‘Acredita’ lançado pelo Governo Federal, oferece condições especiais para microempreendedores, com financiamento de até 30% do faturamento do ano anterior. O programa tem como objetivo fortalecer pequenos negócios e contribuir para a recuperação econômica local.