Cuiabá, 20 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Variedades Quarta-feira, 29 de Maio de 2024, 09:10 - A | A

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024, 09h:10 - A | A

FIT PANTANAL 2024

Governo de MT e Fecomércio abrem a FIT Pantanal 2024 nesta quarta-feira (29)

Feira será realizada de 30 de maio a 02 de junho, com programação de palestras técnicas, apresentações culturais e gastronomia regional

Débora Siqueira | Sedec-MT

O governador Mauro Mendes e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, farão a abertura oficial da 31ª edição da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2023) nesta quarta-feira (29.05), às 17h30, no Centro de Eventos do Pantanal. Neste ano, o Governo do Estado destinou R$ 3,9 milhões para a realização da maior feira de turismo de Mato Grosso.

A FIT Pantanal será realizada de 30 de maio a 02 de junho. A entrada e as inscrições para as palestras técnicas na programação são gratuitas. Também estão previstas apresentações culturais, a partir das 18h30 e Festival Gastronômico da Abrasel-MT (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

A programação da FIT Pantanal terá início com o Encontro de Secretários e Dirigentes de Agricultura de Mato Grosso e servidores da Empaer nesta quinta-feira (30), a partir das 7h30. Já no período da tarde será realizado o Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural, onde serão apresentados casos como café, pequi, queijarias, caminhadas na natureza, dentre outros.

Já na Aldeia do Conhecimento, no período da tarde do dia 30 de maio serão debatidos “Cases de sucesso no turismo de Mato Grosso”, “Redes sociais como estratégia de mercado para artesãos” e a “Importância do guia de turismo na experiência do turista”.

Na sexta-feira (31), no período da manhã, serão realizadas as rodadas de negócios, em um evento fechado aos operadores de turismo, e no período da tarde serão debatidos os painéis sobre o “Etnoturismo em Mato Grosso”, “ESG para hotelaria”, “Juventude na reserva da biosfera do Pantanal”, “Formas de retenção e desenvolvimento de equipe para hotelaria”, dentre outros temas, além do Encontro de Gestores Públicos de Turismo.

No segundo dia do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural, a partir das 13h30 de sexta-feira (31), serão debatidos temas como “Fruticultura Tropical de Mato Grosso”, “Cadeia de Valor do Mel” e “Saberes e Fazeres - Agregando valor ao turismo através dos produtos da agricultura familiar”.

Ainda na sexta-feira, o Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindieventos-MT) e o Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP) promovem 10 palestras, a partir das 14 horas, no piso Sol.

A programação técnica encerra no sábado (1º.06) com o painel “Elas e o Agro”, ministrado por Vanice Marques, ex-secretária de Turismo de Mato Grosso.

Cultura e gastronomia

Desde a abertura da FIT Pantanal, na quinta-feira, a partir das 18h30, haverá apresentações culturais do Grupo de Congo, Grupo Chorado e Grupo Chiquitanos, todos de Vila Bela da Santíssima Trindade, e da Associação Cultural Flor Ribeirinha.

Na sexta-feira é a vez dos grupos Os de Fora (Tangará da Serra), Bacuri (Nossa Senhora do Livramento), Grupo Indígenas (Querência) e Associação Grupo Flor de Atalaia, de Cuiabá.

O Grupo Indígenas de Campo Novo do Parecis abre a programação no sábado, seguido por Dança Gaúcha (Canarana), Associação Cultural Alemã Grüner Wald (Lucas do Rio Verde) e a Associação Grupo Flor do Campo.

No último dia do evento, cinco grupos encerram a FIT Pantanal 2024. São eles o Grupo de Dança Indígena Menanehaliti (Tangará da Serra), Dança do Lenços (Barão de Melgaço), Mascarados (Poconé), Dança Indígena Balatiponé (Barra do Bugres) e a Associação de Siriri Flor Serrana.

Por sua vez, o Festival Gastronômico da Abrasel será realizado nos dias 30 e 31 de maio, das 14h às 22h, e nos dias 1º e 2 de junho, entre 17h e 22h. Serão 10 estabelecimentos participantes de Cuiabá: Goiabeiras Gourmet, Maria Cuiabana, Rei do Mate, Rancho Cuiabano, Estação do Espeto, Poltrona Nerd, Choppão, Miro Açaí, Camboza do Suco e Senhora Cantina.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]