O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contemplou 727 estudantes em Mato Grosso em 2023, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O programa, que facilita o acesso ao ensino superior em instituições privadas, teve como principal grupo beneficiado as mulheres, que representaram 68,23% do total no estado. Além disso, 56,81% dos estudantes atendidos pelo Fies em Mato Grosso são negros.
Em todo o Brasil, o programa beneficiou 50.186 pessoas no ano passado, também com predominância feminina (68,23%) e com maioria das vagas destinadas a pardos e pretos (56,1%).
O Governo Federal implementou o Fies Social em 2023, reservando 50% das vagas para estudantes de baixa renda, inscritos no Cadastro Único e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Outras ações incluem o aumento do limite de financiamento para cursos de Medicina e a renegociação de 352 mil contratos, com descontos de até 99% pelo programa Desenrola Fies, cujo prazo de adesão foi prorrogado até 31 de dezembro.
Os dados do desempenho do Fies estão disponíveis para consulta no portal ComunicaBR, que oferece informações detalhadas por estado e município.
Com o Fies Social, o governo busca ampliar o caráter inclusivo do programa, destinando financiamento integral aos estudantes de baixa renda.