Zverev anulou o jogo do espanhol Carlos Alcaraz, campeão de Wimbledon e vice-líder da ATP, marcando contundentes 3 sets a 0 com parciais de 6/1 6/3 6/7 (7/2) 6/4 após 3h05min de duração na lotada quadra central Rod Laver Arena.
Este foi o oitavo jogo entre os dois e o histórico segue favorável ao germânico que agora lidera por 5 a 3. Ele se vinga da derrota no US Open do ano passado quando caiu em quatro sets. Já Alcaraz sai com seu melhor desempenho na competição, mas amargando a derrota precoce onde esperava pelo menos alcançar uma final.
Zverev repete o resultado de 2020 quando parou na semifinal em Melbourne diante do austríaco Dominic Thiem. Ele vai buscar uma inédita final contra o russo Daniil Medvedev, terceiro colocado, na sexta-feira. São 18 jogos entre os dois com onze vitórias de Daniil. Curiosamente será apenas o primeiro encontro entre eles em um torneio Major.
Zverev foi altamente dominante nos dois primeiros sets sacando muito bem e anulando o jogo de Alcaraz que não conseguia imprimir seu forte ritmo desde a devolução.
No terceiro set o alemão sacou para a vitória, mas viu a reação do espanhol que passou a jogar seu melhor tênis após ficar a dois pontos da derrota. Ele levou no tie-break e colocou fogo na partida.
Zverev saiu quebrando no quarto, mas sofreu o empate a seguir e o jogo caminhou até nova quebra no fim e vitória com sólido game de serviço de Sascha que vibrou bastante com o triunfo.