Cuiabá receberá a partir desta terça-feira (02) a etapa do ITF World Tennis Tour, competição organizada pela Federação Internacional de Tênis (ITF) que soma pontos para o ranking internacional e reúne atletas de diversos países. A competição será realizada no Cuiabá Tênis Clube e distribuirá US$ 30 mil em premiação para cada categoria, divididos entre campeões, finalistas, semifinalistas e quartas de final.
O torneio terá entrada gratuita para o público. A disputa feminina acontece a partir desta terça-feira e segue até domingo (07), enquanto a masculina será de 8 a 14 de setembro.
De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), José Jurandir de Lima Júnior, a realização do torneio é histórica para o esporte no estado, onde Cuiabá passa a integrar o cenário mundial do tênis.
"Para a gente é muito importante, porque a gente está colocando Cuiabá num cenário mundial de tênis. Então a gente está trazendo aqui atletas de renome, tanto da Europa, Estados Unidos, América do Sul, nossos atletas brasileiros que rodam o mundo jogando tênis. Então para Cuiabá e para o Mato Grosso está sendo de suma importância isso. Não só pelo esporte, mas pelo turismo, pela parte hoteleira, pela parte gastronômica", disse o presidente durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (02).
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, também marcou presença e falou sobre a oportunidade de Cuiabá poder sediar o evento esportivo. Segundo o gestor, a competição só acontece graças ao governador Mauro Mendes (União) que tem colocado as contas em dias para a realização do mesmo.
"A gente vive um momento incrível de Mato Grosso. Graças ao nosso governador Mauro Mendes, que colocou as contas em dia e permite a gente fazer grandes investimentos. A gente sabe que tem esse impacto lá na ponta. Uma competição como essa mostra esse momento que a gente vive, a importância para os nossos atletas, que a gente tanto já investe, manda para as competições, mas essa oportunidade de competir uma competição desse nível, dessa magnitude, aqui em casa, é sem dúvida uma oportunidade de crescimento para esses nossos jovens atletas", destacou.
Já o presidente do Cuiabá Tênis Clube, Renan Jaudy, ressaltoua importância de sediar um evento do tamanho do ITF World Tennis Tour. Segundo o dirigente, a realização do torneio nada mais é que um desafio que demanda um apoio amplo e restrito de vários setores.
"Sediar um evento dessa importância para a gente é um desafio. É um desafio que demanda um apoio amplo e restrito de vários setores, principalmente de nossos sócios. Então é muito gratificante, enquanto presidente, poder trazer para a comunidade local, sediar um evento, ser escolhido para sediar um evento desse e ter como parceiro o governo do estado de Mato Grosso, a Federação Mato-Grossense de Tênis, que confiaram no trabalho que vem sendo feito aqui no Tênis Clube para a gente apresentar esse evento", frisou.
Além do Brasil, o ITF World Tennis Tour será realizado simultaneamente em países como Portugal, Romênia, França, Áustria, Tailândia, Coreia do Sul e Japão. Para a etapa feminina em Cuiabá, já estão confirmadas jogadoras da Argentina, Itália, Jamaica, México, Peru, Estados Unidos, Chile e Colômbia.
Circuito nacional
A competição também integra o Circuito BRB ENGIE de Tênis Profissional, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) em parceria com o Banco BRB e a ENGIE. O objetivo é fortalecer o tênis no país, oferecendo premiações em dinheiro e pontos no ranking nacional, com etapas em diferentes cidades brasileiras.
Federação Mato-Grossense de Tênis
Fundada em 1979, a FMTT representa atualmente mais de 700 atletas em Mato Grosso e atua na organização e incentivo ao esporte, além da formação de novos talentos.
Serviço
Evento: ITF World Tennis Tour – Cuiabá
Datas: 2 a 7 de setembro (feminino) | 8 a 14 de setembro (masculino)
Local: Cuiabá Tênis Clube
Entrada: Gratuita