A jogadora do leste europeu derrotou a americana Coco Gauff, quarta colocada, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/2) 6/4 após 1h42min na quadra central Rod Laver Arena.
A vitória é uma revanche da final do US Open passado quando a bielorrussa levou a virada e sua terceira vitória em sete jogos no confronto direto entre as duas.
Sabalenka chegou a colocar 5 a 2 de frente no primeiro set, mas sofreu o empate. Quando parecia que seria a favor o tie-break para a americana seu nível caiu e Sabalenka aproveitou. Na segunda etapa uma quebra no oitavo game definiu o confronto para a bielorrussa que teve trabalho, mas fechou no game de serviço.
Aryna jogará sua terceira final de Grand Slam e buscará o segundo caneco e o segundo em Melbourne onde soma agora 13 vitórias seguidas.
Ela enfrenta a chinesa Qinwen Zheng, 15ª do mundo e 12ª favorita, que passou pela qualifier ucraniana Dayana Yastremska, 93ª, por um duplo 6/4. Zheng joga sua primeira final de slam e perdeu o único confronto direto contra Sabalenka, no US Open do ano passado.