Cuiabá, 15 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Variedades Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 08:53 - A | A

Quinta-feira, 14 de Março de 2024, 08h:53 - A | A

DA REDE ESTADUAL À UNIVERSIDADE

Escola de Cuiabá comemora aprovação de 26 estudantes para cursos da UFMT e 14 para outras universidades

Ao todo, 40 estudantes da EE Dione Augusta da Silva, no CPA IV, ingressarem em universidades pelo Enem e Prouni

Rui Matos | Seduc-MT

Professores e estudantes da Escola Estadual Dione Augusta da Silva Souza, no bairro CPA IV, em Cuiabá, realizaram um intervalo diferente e que entrou para a história na manhã desta quarta-feira (13). Em recepção com direito a aplausos e muita empolgação, eles homenagearam seus 40 estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2023 e conquistaram ingresso em diversas universidades por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

De início, a diretora da escola, a professora de História Telma Bezerra Cavalcante, fez questão de destacar que, entre os 40 aprovados, 26 deles ingressaram com louvor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Tivemos na UFMT estudantes aprovados em 1º lugar nos cursos de Enfermagem, Ciência da Computação e Letras, principalmente”, comemorou.

Animados por músicas cantadas por uma dupla sertaneja, muitos estudantes do turno abriram mão da recreação no intervalo e se juntaram aos homenageados no pátio da escola. A unidade recebe alunos dos bairros como Doutor Fábio, Jardim Vitória, Umuarama, Altos da Serra, Jardim Brasil, Novo Horizonte, Planalto, Nova Canaã, Primeiro de Março, Três Barras, Altos da Glória, além do CPA.

Rafael Luiz Pereira, de 18 anos, foi o grande destaque. O estudante conseguiu aprovação em duas universidades, sendo 1º colocado no curso de Enfermagem da UFMT e também 1º colocado no curso de Odontologia em uma universidade particular de Cuiabá. “Dedico essa conquista aos professores que me orientaram e tiveram a paciência de me guiar durante os dois últimos anos do Ensino Médio que cursei nesta escola”, falou emocionado.

A estudante Ana Clara, de 17 anos, também foi 1º lugar na UFMT. Ela passou para Letras e não escondeu a emoção ao contar que, desde criança, sonhava em ser professora. “Conquistei um sonho antigo e foi graças aos recursos pedagógicos e tecnológicos que a escola ofereceu, como as plataformas digitais, internet de banda larga e Chromebooks nas aulas”.

Ana aproveitou a presença dos colegas que estão no 'terceirão' para lembrar que o curso pré-Enem ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) foi fundamental para que conquistasse o 1º lugar no curso dos seus sonhos. “Façam como eu. Se inscrevam no Pré-Enem Digital MT, estudem muito e nunca desistam. Se motivem e corram atrás dos seus objetivos”. 

Marcos Vergueiro/Secom-MT

EE Dione2.jpg

 

Empolgados, os estudantes voltaram à escola para comemorarem suas conquistas com colegas e professores

“É um privilégio enorme fazer parte desse time que, graças a Deus, conquistou muitas vagas na UFMT”, falou Vitória Nogueira da Silva, de 18 anos. Segundo ela, os 16 livros do kit pré-Enem, distribuído pela Seduc, se tornaram seus companheiros durante os nove meses de 2023 nos quais se dedicou muito aos estudos. “Não tenho palavras para descrever. Estou muito feliz”.

Clima de felicidade compartilhado pela estudante Maria Augusto de Figueiredo Soriano, de 18 anos, futura engenheira civil pela UFMT. “Foram três anos de muita dedicação nos estudos e de muito comprometimento por parte dos professores, principalmente os de Matemática e Português. São as matérias mais difíceis e que as provas do Enem exigem muito. À Escola Dione Augusta que é merecedora de tudo isso. Viva a nossa escola”, gritou empolgada.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado apresentado pelos estudantes da Escola Estadual Dione Augusta é a soma dos investimentos feitos em novos materiais pedagógicos, tecnologias educacionais, formação continuada dos professores e, sobretudo, no Pré-Enem Digit@l MT.

Alan observou que Escola Dione Augusta, que é referência em educação, recebeu entre 2022 e 2023 investimento de R$ 4,7 milhões na sua reforma geral, proporcionando maior comodidade para professores, demais trabalhadores da educação e para os seus 1.290 estudantes matriculados nos três turnos.

“Ver essa escola totalmente reformada e com todos os recursos necessários para o bom desenvolvimento dos estudantes traduz o que vem sendo feito em toda a rede estadual de ensino e nos dá a certeza de que vamos continuar comemorando o ingresso de mais estudantes nas universidades no próximo ano”, finalizou o secretário.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]