O tão aguardado fim de semana chegou, mas não espere um clima ameno em Cuiabá. Prepare-se, porque o sol vai fazer de tudo para que a capital se sinta em uma verdadeira sauna. Segundo a agência Climatempo, o calorão e a baixa umidade do ar vão dominar o sábado e o domingo (13 e 14), com os termômetros prometendo uma máxima de 40°C.
A boa notícia é que dá para escapar! Para quem não tem medo de pegar a estrada, um "riozinho" em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, é uma ótima pedida.
A esperança por um refresco, no entanto, é real, mas só para a próxima semana. Na segunda-feira (15), o tempo deve começar a mudar e pancadas de chuva podem aparecer no final do dia.
Já na terça-feira (16), a felicidade dos cuiabanos é garantida: o dia começa com muitas nuvens, com direito a pancadas de chuva e trovoadas durante à tarde e à noite. A máxima, para o alívio de todos, cai para 36°C.
Cuidado com a saúde e alerta de perigo
Apesar da chuva se aproximando, é bom não baixar a guarda. A cidade segue em alerta vermelho de baixa umidade do ar, com os níveis chegando a 12%, um valor preocupante que se equipara ao do deserto do Saara. Por isso, é essencial se hidratar ao máximo, evitar o sol sem proteção e usar roupas leves. Protetor solar é seu melhor amigo nessa batalha.
O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de “grande perigo” para Mato Grosso e outros sete estados do país, com risco elevado de queimadas e problemas de saúde. A umidade crítica atinge mais de 300 municípios, incluindo Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais.
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)








