A Prefeitura de Cuiabá decretou feriado municipal nessa sexta-feira (8), por causa do Dia de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição, portanto, o atendimento nos órgãos públicos municipais será suspenso durante todo o dia. Em Várzea Grande, os serviços ligados à administração da cidade também não funcionarão.
Os serviços considerados essenciais, como a coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação de saúde continuarão em serviço para atender às necessidades da população. O expediente nos órgãos da administração municipal será retomado na segunda-feira (11).
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as empresas que decidirem operar durante os feriados e convocar os colaboradores devem seguir as disposições estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho relacionadas ao trabalho nos dias festivos.
Entenda porque a santa não é padroeira
Nossa Senhora da Imaculada Conceição não é a padroeira de Cuiabá nem de Várzea Grande. Em Cuiabá, o padroeiro é o Bom Jesus de Cuiabá, enquanto em Várzea Grande a padroeira é Nossa Senhora da Guia.
O feriado religioso é uma celebração católica em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, reconhecida como rainha e padroeira de Portugal e de todos os povos de língua portuguesa. Por isso, o feriado em diversas cidades brasileiras, assim como em alguns estados.
A Imaculada Conceição de Maria refere-se à crença de que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência.
Imaculada Conceição
Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi oficialmente promulgada pelo Papa Pio IX em 1854. Segundo a fé católica, a Virgem Maria foi preservada do "pecado original" desde o momento de sua concepção.
Então, a maternidade divina de Maria é origem de Imaculada Conceição, que significa "concepção sem mancha".
Em 1858, a Virgem Maria confirmou a definição dogmática e a fé do povo em Imaculada Conceição durante a aparição para Santa Bernadette, em Lourdes, na França: “Eu sou a Imaculada Conceição”.