A obra de restauração da tradicional Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, terá início em até 40 dias e será realizada com os estudantes na unidade, afirmou o secretário estadual de Educação, Alan Porto, nesta quinta-feira (27).
A deliberação ocorreu após reunião entre o secretário e o diretor da escola, Lucas Vaz. À imprensa, o professor admitiu que houve um erro de comunicação entre as instituições, que levou à polêmica sobre o suposto fechamento da tradicional unidade.
“O secretário Alan entrou em contato com a gente, chamando para reunião hoje, porque ontem houve, infelizmente, um desencontro de informações. Ele chamou para esclarecer para a comunidade escolar tão importante ali do Liceu Cuiabano”, disse Lucas.
“A gente conseguiu dialogar muito bem e conseguiu decidir, uma decisão em conjunto, de que a escola jamais será fechada. Não houve esse apontamento pela Secretaria de Educação, foi um erro de comunicação entre as partes intermediárias que fazem esses diálogos”, continuou.
“Então, eu quero deixar os pais tranquilos, de que a escola vai permanecer aberta, a reforma vai acontecer com os alunos e profissionais dentro da escola, e a gente via reorganizar o espaço”.
O secretário ainda disse que a obra deve iniciar entre 30 a 40 dias, e tem o prazo de dois anos para ser entregue. Enquanto a reforma acontece, os espaços da escola serão adaptados como salas temporárias.
“Aqui nós decidimos que vamos iniciar as obras com os estudantes. Para isso, vamos fazer um planejamento de isolar parte do prédio, vamos aproveitar os espaços do anfiteatro, da quadra, para criar salas temporárias. E a gente vai fazer essa reforma por etapas”.
“Serão investimentos na casa de R$ 11 milhões. É uma infraestrutura antiga, tem principalmente problemas na cobertura, problemas na parte elétrica, ar condicionado pegando fogo... Isso está com dia e horas contadas para acabar. Nós iremos restaurar o Liceu”.