Cuiabá, 20 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Variedades Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2024, 11:12 - A | A

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2024, 11h:12 - A | A

EXERCÍCIO AERÓBICO

Aeróbico aumenta saúde mental e cardiovascular de idosos, diz estudo

Pesquisa traz novas evidências sobre a importância dos exercícios para a saúde

Uma nova pesquisa comprova que dieta equilibrada e exercícios físicos trazem benefícios significativos ainda que virem hábitos apenas quando as pessoas estão mais velhas.

Os pesquisadores Zebin Wen e Tiwei Zhang, da Universidade de Tecnologia de Taiwan, da China, mostraram que os treinos aeróbicos conseguem reabilitar o sistema cardiovascular e a saúde mental de idosos.

Na pesquisa, 52 pacientes com insuficiência cardíaca crônica foram divididos em dois grupos. Parte dos voluntários de um dos grupos encararam exercícios aeróbicos sob controle da frequência cardíaca por sete meses, os do outro grupo não fizeram exercício nenhum.

O grupo experimental encarou exercícios aeróbicos sob controle da frequência cardíaca por sete meses comparado ao grupo controle sem prescrição de exercício algum. Na equiparação, foram usados o teste de caminhada de 6 minutos e avaliação de função cardíaca por EcoDoppler Agilent 4500 em frequência de 2,5MHz.

 

Dessa forma, Wen e Zhang alegaram que comparado ao grupo controle a frequência cardíaca da turma experimental diminuiu em diferentes graus (P<0,05), a resistência ao exercício cresceu significativamente (P < 0,01) e o índice de função ventricular esquerda apontou melhora(P < 0,01). 

Portanto, concluíram que observaram impacto positivo do exercício aeróbico direcionado para reabilitação do sistema cardiovascular e da saúde mental nos pacientes idosos.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]