Os vereadores de Cuiabá cobraram duramente o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), por conta da postura da secretaria municipal de Saúde, Lucia Helena, que estaria ignorando os pedidos dos parlamentares para reuniões e indicações. Durante o encontro com Brunini, que ocorreu na sede da Câmara Municipal, a reclamação foi geral, principalmente por parte dos vereadores da base e independentes.
A principal reclamação se encontra na área da saúde bucal do município. Os parlamentares têm cobrado a secretaria para que atenda suas indicações para que o atendimento seja mais eficaz. “Desse jeito não tem como ficar na secretaria. Uma pessoa que não respeita nós vereadores e simplesmente ignora nossas sugestões. Desse jeito ficará insustentável”, disse um parlamentar que pediu anonimato.
Diante de tanta reclamação, o prefeito se comprometeu intervir nessa relação e prometeu cobrar a secretária para que atenda os vereadores, assim como outros secretários. “É uma situação complicada. As reclamações não partiram da oposição. Mas principalmente da própria base e dos vereadores independentes. Mas, o prefeito entendeu as reivindicações e prometeu que orientará a secretária a dar mais atenção para a Câmara”, disse outro vereador da base de sustentação de Abilio Brunini (PL).
O GD apurou que uma das possibilidades para mudar essa relação, seria a criação de mais secretarias adjuntas para atender as demandas apresentadas pelos parlamentares.
Lucia Helena vem enfrentando críticas desde o início da gestão, principalmente de cargos de 2º e 3º escalão, que apontam engessamento da administração na saúde. Apesar das críticas, a secretária Lucia Helena tem o aval do prefeito Abilio para continuar, tanto que foi a primeira secretária indicada por Abilio antes mesmo da eleição de 2024.