O mais recente boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (17) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) seguem em níveis elevados em grande parte do país, apesar de uma tendência de queda ou estabilização nas últimas seis semanas.
Segundo o estudo, o vírus sincicial respiratório (VSR) é o principal responsável pelos casos graves em crianças pequenas, enquanto a influenza A lidera entre os idosos, sendo a maior causadora de hospitalizações e mortes. Desde o início do ano, o Brasil registrou 7.660 óbitos por SRAG, dos quais mais da metade foram provocados por vírus respiratórios.
Mato Grosso continua em estado de alerta, assim como outros estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Sul. Roraima e Alagoas ainda apresentam aumento de casos entre crianças, enquanto Paraíba, Minas Gerais e Pará têm crescimento entre os idosos.
A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, destaca a importância da vacinação contra gripe e Covid-19, especialmente para idosos e imunocomprometidos.
“A vacina é fundamental para reduzir os casos graves e evitar nova onda de hospitalizações”, reforça.
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)