Cuiabá, 22 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Saúde Terça-feira, 04 de Junho de 2024, 11:10 - A | A

Terça-feira, 04 de Junho de 2024, 11h:10 - A | A

JUNHO VERMELHO

Confira o calendário de ações do MT Hemocentro para coletas de sangue neste mês

Além das coletas regulares, serão promovidas ações itinerantes nos municípios de Cuiabá, Tapurah, Confresa e São Félix do Araguaia

Ana Lazarini e Arielly Barth | SES-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, promove ações em alusão à campanha do Junho Vermelho, em que é reforçada a conscientização e importância sobre a doação de sangue. A campanha ocorre em consonância ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente em 14 de junho.

Com o objetivo de manter os estoques de sangue e suprir a demanda existente, serão realizadas coletas itinerantes em Cuiabá, Tapurah, Confresa e São Félix do Araguaia, além das coletas regulares na sede do banco de sangue.

A coordenadora administrativa do MT Hemocentro, Gessica Pessoas, lembra que a campanha Junho Vermelho é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de incentivar a população a doar sangue.

“Por meio da iniciativa, tentamos fortalecer e aumentar a cultura da doação de sangue, fazendo com que mais doadores se tornem regulares. As ações itinerantes têm como objetivo garantir a doação nos municípios que não possuem unidades de coleta, reforçando nossos estoques de sangue. A doação é simples, segura, leva apenas 60 minutos e pode salvar até quatro vidas”, destaca.

As ações itinerantes são realizadas por meio dos programas “MT Hemocentro Itinerante” e “Ir Para Incluir” e contam com a colaboração de parceiros, ampliando o acesso e a adesão de doadores voluntários.

Confira abaixo a lista de locais e datas das ações do banco de sangue:

• Município de Tapurah: 03 a 07 de junho (coleta externa);
• Escoteiro Uniselva: 04 a 07 de junho (coleta interna);
• Igreja Universal: 10 a 14 de junho (coleta interna);
• Dia Mundial do Doador de Sangue: 14 de junho (coleta interna);
• 8ª Corrida Pela Vida: 15 de maio a 17 de junho (coleta interna);
• Lavoro: 10 a 28 de junho (coleta interna);
• MT Hemocentro: 15 de junho (coleta interna);
• Município de Confresa: 17 a 21 de junho (projeto “Ir para Incluir”);
• IFMT Cuiabá: 21 de junho (coleta externa);
• 8ª Corrida Pela Vida: 22 de junho (coleta interna);
• Município de São Félix do Araguaia: 24 a 28 de junho (projeto “Ir para Incluir”);
• Concessionária Rota D’Oeste: 26 a 28 de junho (coleta interna).

Critérios para a doação

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]