A Prefeitura de Cuiabá vai entregar o Centro Médico Infantil (CMI Antonny Gabriel de Souza Gomes de Moraes), neste domingo (12), no Dia das Crianças. Segundo a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, os atendimentos na unidade devem começar já em novembro.
Em entrevista à reportagem, na sede do portal, a secretária explicou que a unidade será referência na pediatria e terá atendimento 24 horas em seis consultórios com médicos pediatras. “É o primeiro hospital com referência para pediatria e vai ser um hospital porta aberta, não só para Cuiabá, mas para todo o Mato Grosso”, afirma.
“Uma estrutura que vai atender o Pronto-Atendimento 24 horas, seis consultórios com atendimento do especialista pediatra e 29 leitos de internação, para atender toda a parte de urgência e emergência”, explica.
No domingo, conforme Carmona, será entregue apenas a estrutura e alguns equipamentos. O funcionamento da unidade está previsto para começar em novembro. “Estamos nos trâmites finais para a contratação dos profissionais e entrega de alguns equipamentos, para que a gente possa entregar a unidade em funcionamento ainda este ano, o mais breve possível ”.
Rennan Oliveira/Prefeitura de Cuiabá

“Pelo status em que os processos estão, a gente tem a previsão de iniciar ainda em novembro [os atendimentos]. Nós estamos dando celeridade em todos os processos. Então, ainda esse ano o Centro Médico Infantil estará em operação, funcionando em 100% da sua capacidade”, salienta.
A secretária reconhece também a dificuldade em contratação de médicos especializados na área para os plantões – o que afeta também o setor privado. Ela reforça que há seletivo para convocações e diz que isso não vai atrasar o início do funcionamento ao público. “Abrimos credenciamento, abrimos contratação de empresa terceirizada, processo seletivo para contratação de pessoa física, justamente para que a gente consiga garantir essa mão de obra especializada em pediatria e não clínico geral infantil”, explica.
“Já está em processo de contratação. A gente já passou pelas etapas, principalmente a partir do credenciamento, que está bem avançado, para a gente poder iniciar o primeiro que a gente conseguir formalizar um contrato, porque é uma necessidade urgente de ter essa referência especializada aqui no município de Cuiabá”, acrescenta.
Rennan Oliveira/Prefeitura de Cuiabá

Apesar de ser um setor novo, o foco será no pronto-atendimento. Alguns serviços especializados, como Oncologia Pediátrica, da Hemodiálise Pediátrica, não serão atendidos na unidade. Por conta disso, a secretária reforça a continuidade das atividades da Santa Casa da Misericórdia de Cuiabá, cujo fechamento foi anunciado pelo Governo do Estado.
“O Centro Médico Infantil vai ter uma capacidade maior do que o pronto-atendimento da Santa Casa. No entanto, quando a gente fala de referência para os casos de pediatria, a Santa Casa tem serviços importantes que só realizam lá, como é o caso da Oncologia Pediátrica, da Hemodiálise Pediátrica, que são serviços, hoje, que estão sob gestão estadual. E, no Centro Médico Infantil e no pronto-socorro, nós não vamos ofertar essas especialidades. Então, numa análise geral, é importante a permanência da Santa Casa e dos serviços que são ofertados”, destaca.
Carmona também reforça que não existem empecilhos financeiros, no momento, para o funcionamento da unidade. Nesta semana, inclusive, o município recebeu uma emenda parlamentar destinada pelo prefeito Abilio Brunini (PL), da época em que ele ainda era deputado federal. “Nós recebemos essa emenda, via Governo do Estado, de R$ 14 milhões, que é para poder garantir o início do custeio da unidade”.
“Paralelo a isso, nós solicitamos aportes financeiros ao Governo do Estado, para nos auxiliar e, conforme entre o funcionamento com o lançamento das produções, nós conseguimos novas verbas também do Governo Federal”, termina.
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)