O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) voltou a criticar a administração do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmando que o gestor “escolheu mal” o secretariado. Para justificar a avaliação, Monteiro citou as diversas mudanças realizadas nos primeiros oito meses de mandato no Palácio Alencastro.
Segundo o parlamentar, é preciso indignar-se com a condução do Executivo.
“A secretaria de Saúde passou por mudanças, a secretaria de Educação passou por mudanças, a secretaria de Meio Ambiente continua travada mesmo após a epopeia prometida pelo alvará autodeclaratório e o projeto que aprovou 50 novos servidores comissionados para atuar na aprovação de projetos”, enumerou nesta quinta-feira (14).
Monteiro também lembrou que a vice-prefeita, Vânia Rosa (Novo), já esteve à frente da secretaria de Assistência Social — considerada estratégica para a população mais vulnerável —, foi transferida para a secretaria de Mobilidade Urbana, essencial para o município, e acabou demitida novamente.
“É bem claro onde há orçamentos, onde há de fato uma importância pelo nosso povo, as escolhas foram feitas erradas. É preciso entender que o prefeito escolheu mal o seu time no início e está em tempo de mudar ainda. Vem fazendo mudanças, mas está muito tímido”, afirmou.
O vereador fez um apelo direto ao chefe do Executivo:
“Rogo ao prefeito que dê prioridade à gestão, a esses pontos sobre os quais eu explanei. Vamos parar de discutir pronomes, parar de discutir na internet e vamos fazer gestão, porque não dá para continuar do jeito que está. Nós desejamos sucesso ao prefeito Abílio, mas ele também precisa querer.”
A declaração se soma a outras críticas que Monteiro já fez à administração. Com postura independente, ele mantém um histórico de posicionamentos duros contra o prefeito, que já respondeu publicamente em diferentes ocasiões.
Trocas no secretariado
Desde o início da gestão, Abilio Brunini já promoveu mais de 15 mudanças no primeiro e segundo escalão. Na Educação, Solange Dias deixou o cargo para a entrada de Amauri Monge. Na Agricultura, Fellipe Correa saiu para assumir mandato como vereador, sendo substituído por Vicente Falcão de Arruda Filho.
Na Assistência Social, a vice-prefeita Vânia Costa (Novo) foi substituída por Hélida Vilela. Antes disso, Vânia comandou a Mobilidade Urbana, pasta que chegou a ser dirigida por Regivânia Alves — posteriormente nomeada adjunta — e que atualmente está sem titular. A vice-prefeita foi exonerada na semana passada após uma crise institucional envolvendo vereadores da Capital.
A secretaria de Habitação e Regularização Fundiária iniciou sob o comando do chefe de gabinete Willian Campos, mas passou para Michelle Dreher após a reforma administrativa.
Na Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o secretário de Obras Reginaldo Teixeira acumulava as funções até a nomeação do ex-vereador Felipe Wellaton (PRD). Já a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), antes dirigida por Israel Paniag, está atualmente sob comando de Thania Zannete.