Cuiabá, 18 de Agosto de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025, 06:05 - A | A

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025, 06h:05 - A | A

MAIS DE 15 MUDANÇAS

Vereador critica gestão de Abilio Brunini e aponta erros na escolha de secretariado

Da Redação

O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) voltou a criticar a administração do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmando que o gestor “escolheu mal” o secretariado. Para justificar a avaliação, Monteiro citou as diversas mudanças realizadas nos primeiros oito meses de mandato no Palácio Alencastro.

Segundo o parlamentar, é preciso indignar-se com a condução do Executivo.
“A secretaria de Saúde passou por mudanças, a secretaria de Educação passou por mudanças, a secretaria de Meio Ambiente continua travada mesmo após a epopeia prometida pelo alvará autodeclaratório e o projeto que aprovou 50 novos servidores comissionados para atuar na aprovação de projetos”, enumerou nesta quinta-feira (14).

Monteiro também lembrou que a vice-prefeita, Vânia Rosa (Novo), já esteve à frente da secretaria de Assistência Social — considerada estratégica para a população mais vulnerável —, foi transferida para a secretaria de Mobilidade Urbana, essencial para o município, e acabou demitida novamente.

“É bem claro onde há orçamentos, onde há de fato uma importância pelo nosso povo, as escolhas foram feitas erradas. É preciso entender que o prefeito escolheu mal o seu time no início e está em tempo de mudar ainda. Vem fazendo mudanças, mas está muito tímido”, afirmou.

O vereador fez um apelo direto ao chefe do Executivo:
“Rogo ao prefeito que dê prioridade à gestão, a esses pontos sobre os quais eu explanei. Vamos parar de discutir pronomes, parar de discutir na internet e vamos fazer gestão, porque não dá para continuar do jeito que está. Nós desejamos sucesso ao prefeito Abílio, mas ele também precisa querer.”

A declaração se soma a outras críticas que Monteiro já fez à administração. Com postura independente, ele mantém um histórico de posicionamentos duros contra o prefeito, que já respondeu publicamente em diferentes ocasiões.

Trocas no secretariado

Desde o início da gestão, Abilio Brunini já promoveu mais de 15 mudanças no primeiro e segundo escalão. Na Educação, Solange Dias deixou o cargo para a entrada de Amauri Monge. Na Agricultura, Fellipe Correa saiu para assumir mandato como vereador, sendo substituído por Vicente Falcão de Arruda Filho.

Na Assistência Social, a vice-prefeita Vânia Costa (Novo) foi substituída por Hélida Vilela. Antes disso, Vânia comandou a Mobilidade Urbana, pasta que chegou a ser dirigida por Regivânia Alves — posteriormente nomeada adjunta — e que atualmente está sem titular. A vice-prefeita foi exonerada na semana passada após uma crise institucional envolvendo vereadores da Capital.

A secretaria de Habitação e Regularização Fundiária iniciou sob o comando do chefe de gabinete Willian Campos, mas passou para Michelle Dreher após a reforma administrativa.

Na Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o secretário de Obras Reginaldo Teixeira acumulava as funções até a nomeação do ex-vereador Felipe Wellaton (PRD). Já a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), antes dirigida por Israel Paniag, está atualmente sob comando de Thania Zannete.

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]