O secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, diz que o Governo tem tentado aprimorar mecanismos contra sonegadores de impostos.
“Temos um Estado muito eficiente na cobrança, um dos mais eficientes no país, mas temos alguns desafios. É como enxugar gelo. Todos os dias temos que trabalhar para dificultar a vida do sonegador", afirmou o secretário.
"Então estamos criando sistemas que dificultam. Hoje, em horas, conseguimos identificar uma sonegação de exportação ao analisar dados do contribuinte”, disse.
Gallo ainda explicou que as microempresas são as que mais cometem evasão fiscal para continuarem no Simples Nacional, o que lhes permite uma carga tributária reduzida.
“Nós temos, ainda, alguns setores que precisamos trabalhar mais, sobretudo no âmbito do Simples Nacional. Temos muita evasão de microempresas, que não emitem notas fiscais para continuarem no simples nacional. Isso acarreta grandes perdas de arrecadação”, acrescentou.
Na semana passada, a Secretaria de Fazenda nomeou 30 novos auditores de tributos estaduais aprovados no concurso realizado no ano passado.
Conforme a Sefaz, fazia 20 anos que não havia concurso na área.