Cuiabá, 15 de Junho de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 09:10 - A | A

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 09h:10 - A | A

PARCERIA SMS E UFMT

Secretário de Saúde visita reitor da UFMT e encaminha parceria para capacitar servidores da SMS

Lázaro Thor

O secretário de Saúde do município de Cuiabá, Deiver Teixeira, visitou o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em reunião realizada na última terça-feira (23) no prédio da reitoria da instituição. O encontro, que contou com a presença de diversos representantes do campus, foi marcado pela proposta do secretário de saúde de cooperação entre a UFMT e a Secretaria Municipal de Saúde para fornecer capacitação aos servidores da unidade. 

A parceria deve ocorrer por meio de um convênio, que ainda deve ser discutido nos próximos dias. Outro convênio que ainda deve ser debatido pela SMS e pela UFMT deve ser o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAPS), um acordo de colaboração firmado entre entes federativos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para organizar e integrar as ações e os serviços de saúde em Cuiabá. 

“É importante destacar essa disponibilidade do secretário de vir até aqui para buscar essa relação com a UFMT como protagonista de um processo de formação de saúde em que o maior beneficiado é a população”, afirmou o reitor Evandro Aparecido Soares. “O secretário trouxe essa proposta para que a UFMT possa abrir vagas e nesse convênio estarão previstas estas vagas, seja em especialização, mestrado ou alguma demanda específica da secretaria”, completou Evandro. 

Segundo o secretário Deiver Teixeira, a parceria tende a avançar muito nos próximos dias, com a colaboração do corpo técnico da UFMT e da SMS, que atuarão em sincronia para buscar avanços no SUS. Serão definidas em conjunto as áreas de cursos que poderão ser ofertados aos profissionais. 

“A UFMT é uma referência para o nosso estado e para a nossa cidade e nós precisamos como servidores públicos unirmos esforços para atender a nossa população, sobretudo a nossa população carente, podemos ouvir vários profissionais da UFMT e nos dispusemos a encaminharmos documentos que ajustem situações com a prefeitura para viabilizar estes projetos”, afirmou o secretário Deiver Teixeira. 

Participaram da reunião: Fabrício Carvalho - Procev; Profª Neuci Cunha dos Santos - Comissão de Educação Permanente em Saúde - CEPS/PROEG; Prof. Jorge Luis Rodriguez Perez - Diretor da Faculdade de Nutrição; Prof.ª Samira Reschetti Marcon - Diretora da Faculdade de Enfermagem; Prof.ª Bianca Borsatto - Diretora da Faculdade de Medicina; Prof.ª Márcia Hueb - Gerência de Atenção à Saúde - HUJM e Prof.ª Maria de Fátima Carvalho Ferreira - Superintendente do HUJM. 

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]