Cuiabá, 16 de Fevereiro de 2026

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Domingo, 15 de Fevereiro de 2026, 21:50 - A | A

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026, 21h:50 - A | A

CENÁRIO MONTADO

Relatório cita diálogo sobre show gratuito ao prefeito em meio à investigação de operação

Muvuca Popular

Um relatório técnico da Polícia Civil de Mato Grosso registra a existência de diálogo em que é mencionada a realização de um show gratuito na fazenda do então prefeito de Pontal do Araguaia (MT). O conteúdo foi extraído do celular do empresário Renan Carlos Rodrigues da Silva e integra o Inquérito Policial nº 63.4.2025.1676.

De acordo com o documento, em conversa via WhatsApp, o então secretário municipal e pregoeiro Alessandro dos Santos Oliveira afirma que “o prefeito queria o show”. Na sequência, orienta que a apresentação fosse realizada sem cobrança, dizendo: “faz isso que você ganha mais moral”. Em outro trecho da conversa, acrescenta: “mas todo evento você que vai fazer”.

As mensagens constam no relatório parcial que analisa tratativas envolvendo organização de pregões, utilização de Ata de Registro de Preços e articulações relacionadas a eventos promovidos pelo município. O diálogo é apresentado no contexto de outras conversas sobre contratações públicas.

O episódio está inserido no conjunto de elementos investigados no âmbito da Operação Cenário Montado, deflagrada para apurar a atuação de um grupo suspeito de fraudes em contratos públicos na região do Araguaia. Em dezembro do ano passado, a Justiça de Mato Grosso determinou o afastamento do vereador de Pontal do Araguaia, Rauflis Oliveira Mello, ex-secretário municipal, e do servidor público Alessandro dos Santos Oliveira, que atuava diretamente em procedimentos licitatórios.

A operação investiga suspeitas de crimes contra a administração pública, incluindo fraudes em licitações, manipulação de pesquisas de preços, simulação de concorrência e superfaturamento de contratos relacionados à prestação de serviços e fornecimento de estruturas para eventos.

Segundo as apurações, Rauflis, quando atuava no Executivo municipal, centralizava demandas internas e encaminhava orçamentos que serviam de base para termos de referência. Já Alessandro é apontado como responsável por conduzir etapas administrativas dos certames.

O relatório técnico que menciona o diálogo sobre o show gratuito compõe a análise parcial do material apreendido e ainda integra investigação em curso.

Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]