Cuiabá, 30 de Abril de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 08:01 - A | A

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 08h:01 - A | A

RECLAMAÇÃO DOS ELEITOS

Quem fraudou não ficará impune, diz presidente do TCE sobre ex-prefeitos

Conselheiro pontuou que ex-prefeitos cometeram inúmeras ilegalidades no apagar das luzes

Rdnews

O presidente do Tribunal de Contas do Estado  (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou que o órgão estará realizando uma auditoria para apurar denúncias contra ex-prefeitos que encerram o segundo mandato e dos não reeleitos, sob a suspeita de "grandes fraudes" que foram encontradas pelos novos gestores ao analisarem os dados reais dos municípios.

"Nós estamos recebendo reclamações de vários prefeitos, do estado todo, 51% dos prefeitos foram reeleitos, mas nós estamos recebendo muita reclamação dos 49% que foram eleitos, muitos deles nos dizem que o município, é uma grande fraude. Grande fraude os relatórios que os prefeitos que deixaram a prefeitura estão apresentando", revelou Sérgio Ricardo.

 

O conselheiro pontuou que ex-prefeitos cometeram inúmeras ilegalidades no apagar das luzes, depois de terem sido derrotados. A suspeita é de que os dados tenham sido maquiados, apresentando um para a transição em seus respectivos municípios, mas quando os novos prefeitos assumiram e puderam constatar a realidade, observaram inúmeras inconsistências.

"Acontece o seguinte, os prefeitos que perderam a eleição, nos últimos 180 dias, cometeram muitos atos vedados pela lei, tem coisas que você não pode fazer, não pode contratar nos últimos 180 dias, então existe uma série de fraudes que foram cometidas na prestação de contas, ali no apagar das luzes, pelos prefeitos que perderam", comentou.

De acordo com Sérgio Ricardo, quem cometeu ilegalidades, não sairá impune. Uma reunião será feita no próximo mês, entre os prefeitos eleitos e os ex-prefeitos, para um "encontro da verdade e das mentiras": "Todos os prefeitos já foram notificados, cada prefeito que assumiu, que não tenha sido reeleito, mas os novos, que apresentem um relatório para o TCE-MT de como eles encontraram a prefeitura, porque certamente quem saiu, fez um relatório que não condiz com a realidade", pontuou.

O conselheiro Guilherme Maluf  reiterou a necessidade de transparência e de passar as reclamações à limpo. "Essa situação está preocupando muito o TCE [...] Eu já estou pedindo alguns memorandos, nós queremos saber por que dessa discordância e verificar cada ponto dessa discordância, porque isso não pode acontecer, porque pode ser uma fraude, efetivamente", concluiu.

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]