Cuiabá, 06 de Outubro de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Segunda-feira, 04 de Março de 2024, 10:04 - A | A

Segunda-feira, 04 de Março de 2024, 10h:04 - A | A

Corrida ao Alencastro

PT nacional escolher Rosa Neide seria como rasgar estatuto

PT Cuiabá escolheu Lúdio candidato a prefeito, mas Rosa Neide diz que nacional é quem irá definir nome

O presidente do PT em Cuiabá, Bob Almeida, afirmou que não há chance de a direção nacional da sigla escolher a ex-deputada federal Rosa Neide como candidata a prefeita de Cuiabá. Para ele, essa possibilidade seria "rasgar o estatuto partidário".  

Em dezembro do ano passado, o deputado estadual Lúdio Cabral venceu as prévias do PT contra a ex-federal. A direção municipal do partido, então, definiu Lúdio como pré-candidato. Apesar de ter sido derrotada, Rosa Neide não retirou o nome da disputa, o que levantou rumores de que ela estaria articulando com a direção nacional do PT para ter sua pré-candidatura viabilizada.  

“Não existe essa possibilidade [de a Rosa Neide ser nomeada]. A decisão de escolher a candidatura é do diretório municipal, não haverá imposição da nacional. Isso é fato. Seria rasgar o estatuto”, disse ele.  

Bob explicou que a direção nacional do PT só poderia escolher o pré-candidato a prefeito de Cuiabá caso encontrasse alguma irregularidade no processo que validou a pré-candidatura de Lúdio. Segundo ele, a função da nacional é aprovar os indicados da direção municipal, não escolhê-los. 

"O encontro que fizemos com mais de 740 militantes é legítimo, não foi contestado. Para tirar o Lúdio e colocar a Rosa Neide, teria que haver uma intervenção e seria necessário que o diretório municipal estivesse descumprindo cláusulas. E isso não existe”, afirmou. 

“Enquanto eleição, a gente se submete à nacional, que não escolhe candidatura nas capitais. Quem escolhe são os filiados de cada município. O diretório nacional homologa, não intervém [na escolha]”, completou. 

Escolha da federação 

Apesar de o PT municipal ter “bartido o martelo” na escolha de Lúdio, o petista ainda depende do aval da federação partidária Brasil da Esperança (composta pelo PT, PV e PCdoB). 

Na federação, ele tem como rival o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), que também quer se candidatar a prefeito. Stopa é aliado do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), quer atualmente é alvo de críticas do PT. 

O nome da federação deve ser definito até as convenções partidárias, que ocorre entre o final de julho e início de agosto.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]