Cuiabá, 30 de Abril de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 12:16 - A | A

Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 12h:16 - A | A

UNIÃO E PROGRESSISTAS

"PP vai repensar estratégia de 2026", diz Cidinho sobre federação

Sigla de ex-senador aprovou federação com o União Brasil, que em MT é comandado por Mauro Mendes

Midianews

O ex-senador Cidinho Santos, um dos principais líderes do Partido Progressistas em Mato Grosso, afirmou que a possível federação entre a sigla dele e União Brasil demandará "ajustes estratégicos" visando a eleição do ano que vem. 

Na noite de terça-feira (18), lideranças do PP se reuniram em Brasília e aprovaram a continuidade das negociações para formar uma federação partidária com o União Brasil. Cidinho esteve presente na reunião.

"O PP já vinha estruturando e montando uma chapa de deputado estadual e federal competitiva no ano que vem. Evidentemente que se houver uma federação com o União teremos que repensar a estratégia”, disse o Cidinho ao MidiaNews

“Mas será interessante essa federação para o PP e para o União Brasil também", emendou.

Segundo Cidinho, na reunião ainda ficou deliberado como será a distribuição do comando das federações regionais. Em Mato Grosso, se confirmada a federação, o comando ficará com o União Brasil, que hoje é presidido pelo governador Mauro Mendes. 

"Quanto aos diretórios regionais ficou definido que será por quantidade de parlamentares. Então, o Estado que tiver mais deputado federal e senador, o partido tem a presidência da federação”, afirmou. 

“O PP ficou com nove diretórios estaduais, nove com o União Brasil. E outros nove, que têm questões internas a serem resolvidas, ficaram com a direção nacional na presidência da federação", acrescentou.

Agora, resta ao União Brasil deliberar sobre se aceita ou não a junção.  

O que são federações? 

As federações partidárias foram introduzidas na legislação eleitoral brasileira em 2021.  

Diferente das coligações, que funcionavam apenas durante o período eleitoral, as federações exigem que os partidos atuem como uma só legenda por pelo menos quatro anos, compartilhando decisões e alinhando suas diretrizes em todo o território nacional.  

Deste modo, se definido pela Federação União x PP, as siglas deverão andar juntas nas eleições de 2026 – que elegerá presidente, governador, deputados federais e estaduais e senadores, e nas eleições municipais de 2028.

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]