Cuiabá, 10 de Janeiro de 2026

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026, 18:15 - A | A

Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026, 18h:15 - A | A

DIREÇÃO PARTIDÁRIA

Pedro Taques assume a presidência estadual do PSB em Mato Grosso

Nome do ex-governador foi chancelado pela Justiça Eleitoral nesta quarta (07.01), oficializando a nova direção do partido no estado.

Pnb online

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou nesta quarta-feira (07.01) a nova composição da direção estadual da legenda em Mato Grosso, com a homologação do ex-governador Pedro Taques como presidente do partido no estado. A decisão consta em registro validado pela Justiça Eleitoral e marca o início de uma nova etapa de organização partidária com foco no próximo ciclo eleitoral.

Em dezembro do ano passado, o diretório nacional do PSB havia destituído o então presidente estadual do partido, vereador Ilde Taques (PSB). A filiação de Pedro Taques ao PSB foi formalizada também em dezembro de 2025. Já a homologação como presidente estadual passa a vigorar a partir deste mês, conforme anotação do órgão partidário estadual junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cuiabano, Pedro Taques construiu sua trajetória pública a partir do combate ao crime organizado como Procurador da República, função na qual ganhou projeção nacional. Em 2010, foi eleito senador da República, exercendo mandato por quatro anos. Atuou como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e esteve entre os cinco senadores mais atuantes do país no período.

Em 2014, foi eleito governador de Mato Grosso, conduzindo o estado em um dos momentos econômicos mais desafiadores de sua história recente. Após o Executivo, retomou a advocacia e a docência, consolidando-se como constitucionalista, com atuação reconhecida no Direito Público e forte vínculo com a defesa das instituições, do serviço público e da legalidade.

A posse oficial de Pedro Taques como presidente estadual do PSB em Mato Grosso será realizada nos próximos dias, em Brasília, com a presença do presidente nacional do partido, João Campos, e do vice-presidente nacional da sigla, Geraldo Alckmin. O ato simboliza o alinhamento institucional entre as direções nacional e estadual e o fortalecimento do PSB no Centro-Oeste.

À frente do PSB em Mato Grosso, Pedro Taques afirmou que o foco inicial de sua gestão será ouvir as bases partidárias, dialogar com lideranças regionais e colocar sua experiência pública e jurídica a serviço do fortalecimento do partido. A proposta é construir, de forma responsável e plural, caminhos políticos conectados com a realidade do estado, respeitando as diferenças ideológicas e reafirmando o compromisso com a Constituição e com o interesse público.

Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]