Cuiabá, 14 de Novembro de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 15:36 - A | A

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 15h:36 - A | A

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

PEC que amplia cargos na Mesa da ALMT sai de pauta para mais esclarecimentos

Segundo Júlio Campos, a retirada de pauta foi para Max Russi prestasse esclarecimentos sobre a proposta

Rdnews

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa, deputado estadual  Júlio Campos (União Brasil), explicou o motivo que o levou a retirar de pauta de  votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para ampliação dos cargos da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. A proposta é do primeiro-secretário, deputado estadual Max Russi (PSB), que se prepara para disputar a presidência da Casa.

Segundo Júlio Campos, a retirada de pauta foi para Max Russi  prestasse esclarecimentos sobre a proposta. No entanto,  a PEC deve ser colocada para votação novamente em breve.

“Na reunião anterior,  eu suspendi a votação porque eu chamei o primeiro-secretário, que é o autor desta PEC, o Max Russi, para apresentar um esclarecimento com relação a isso. Ele justificou para nós que essa atitude seria para equiparar a mesma função na Câmara dos Deputados. Então,  os mesmos cargos que tem na Câmara dos Deputados, vai ter agora na Assembleia Legislativa”, disse Júlio à imprensa.

Caso a mudança seja aprovada, a Assembleia Legislativa terá três vice-presidentes e seis secretários, o que são considerados suplentes para não desfalcar a bancada, caso algum membro precise sair.

Júlio explicou ainda que o aumento de cargos não acarretará em aumento de despesas, já que não existe um salário a mais para os membros.

“Custo não vai ter porque nenhum membro da Mesa Diretora ganha mais que um deputado comum. Não tem nenhuma verba especial para membros da mesa diretora”, concluiu Júlio.

Atualmente a Mesa Diretora conta com Eduardo Botelho (presidente); Max Russi (1º secretário); Janaina Riva (1ª vice-presidente); Wilson Santos (2º vice-presidente); Valdir Barranco (2º secretário); Gilberto Cattani (3º secretário) e Valmir Moretto (4º secretário).

Na PEC, Russi propõe que haja um 3º vice-presidente, assim como 5º e 6º secretários na composição da Mesa. O parlamentar é cotado para ser o próximo presidente do Legislativo no biênio 2025/2027.

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]