Cuiabá, 28 de Abril de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Quinta-feira, 06 de Março de 2025, 08:55 - A | A

Quinta-feira, 06 de Março de 2025, 08h:55 - A | A

PEDIDO DE ABILIO

Paula diz ser contra a extinção da Arsec: “Autarquia necessária”

Projeto que pede a extinção da Arsec ainda está tramitando; ela aguarda o parecer das comissões

Midianews

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Paula Calil (PL), afirmou ser contra a extinção da Arsec (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá).

No início de fevereiro, o prefeito Abilio Brunini (PL) encaminhou um Projeto de Lei à Câmara visando a extinção da autarquia no prazo de 90 dias. 

De acordo com o prefeito, a proposta prevê a redistribuição das funções entre quatro conselhos específicos, cada um vinculado à secretaria correspondente. 

No entanto, Paula disse acreditar que essa não é a melhor ideia.

“O Projeto de Lei está tramitando na Casa e irá passar pelas comissões e nós estamos aguardando o parecer”, afirmou à imprensa. 

“E a Arsec é uma autarquia que é necessária. Nós temos que ter uma autarquia, não pode ser através de conselhos. Esse é o meu posicionamento. [...]Nós temos que ter uma autarquia responsável, uma agência reguladora”, completou. 

A decisão de Abilio de pedir a extinção da Arsec tem como justificativa a aprovação do aumento de 4,45% na conta de água e esgoto. Ele afirmou que a agência trabalha a favor das empresas. 

Segundo Abilio, aumentos sempre passam na Arsec, pois os votantes são representantes de empresas de transporte coletivo, água e esgoto e de ônibus. 

Apesar de ser contra a extinção da agência, ao ser questionada Paula também afirmou que não apoia o reajuste aprovado pela Arsec. 

“Eu sou contra o reajuste da tarifa da água e esgoto, porque quando você tem um contrato, a empresa tem direitos e ela tem deveres. Ela tem direito ao reajuste, é legal, mas e os deveres?”, questionou.

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]