Cuiabá, 13 de Janeiro de 2026

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Terça-feira, 06 de Janeiro de 2026, 09:50 - A | A

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2026, 09h:50 - A | A

OBRA PARADA

Não está pronto, mas vamos usar, garante Abilio sobre Terminal do CPA 3

Há mais de um ano fechado para obras, o local ainda não foi entregue e, atualmente, outro projeto para o lugar vem sendo estudado

Rdnews

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou em suas redes sociais que dará início ao funcionamento do Terminal do CPA 3, a partir deste sábado (10), mesmo que a estrutura do local ainda não esteja finalizada. Em um vídeo compartilhado no Instagram, no final da tarde dessa segunda-feira (5), o gestor explicou que vai mobilizar uma parte de sua equipe para providenciar o necessário para que o terminal possa ser usado da maneira mais simples possível.

A decisão foi tomada após o prefeito vistoriar o local e constatar que, com o início do período chuvoso, não é mais possível manter os usuários aguardando ônibus em paradas improvisadas, expostos à chuva e sem condições mínimas de conforto e segurança. Durante a visita, Abilio destacou que, mesmo com a obra ainda inacabada, a prioridade é retirar a população da situação precária enfrentada há mais de um ano. “Está chovendo muito e o terminal não está pronto, a estrutura ainda está sem piso e inacabada. Mas não dá mais para o povo ficar lá fora, na chuva. Determinamos que o uso seja liberado de forma provisória enquanto a obra não é concluída”, afirmou o prefeito.

Abilio cobrou agilidade das equipes municipais e estabeleceu prazo para a liberação. “Nossa equipe tem até sábado para providenciar o que for necessário para esse terminal entrar em funcionamento, da forma mais simples possível. Prefiro as pessoas aqui, com cobertura e no seco, do que naquela situação. Eu não vou mais esperar a obra terminar para tirar o povo da chuva”, reforçou. 

Fechado totalmente desde junho de 2024, o terminal passou a ter seus usuários direcionados para oito paradas improvisadas ao redor da estrutura. A situação se agravou com as chuvas, aumentando o desconforto especialmente para idosos, crianças e pessoas com deficiência. A obra para reforma do lugar está há meses parada e, ainda em novembro de 2025, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou a rescisão do contrato com a empresa responsável pelo projeto.

"Vamos colocar o pessoal lá dentro e depois vamos terminar a obra. Nós gastamos milhões aqui, a obra foi feita de má qualidade, mas a gente é responsável. Não vamos deixar esse povo mais tempo na chuva aqui. Nós vamos entregar ele no sábado, pronto ou não", afirmou Abilio, enquanto registrava imagens do terminal durante a forte chuva que atingiu Cuiabá na tarde de segunda.

O Terminal do CPA 3 atende diariamente mais de 40 mil passageiros. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), as obras estão com mais de 80% concluídas e a gestão atual revisa os contratos relacionados ao projeto para garantir a continuidade e a finalização dos serviços.

O chefe do Executivo municipal também teceu críticas à empresa Viga Construções e Serviços LTDA., responsável pela obra desde 2024, por conta do contrato firmado ainda na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro. "A empresa fez um péssimo serviço. Já foram gastos milhões [de reais]. A prefeitura da gestão passada não resolveu e nós tivemos esse ano todo de 2025 para tentar solucionar com a empresa que tinha. Não deu certo, mas agora a gente vai terminar do nosso jeito", pontuou Abilio.

Rodinei Crescêncio/RDNews

obras terminal CPA 3

Histórico

Em outubro de 2025, o Terminal do CPA 3 completou cerca de um ano e meio de paralisação dos trabalhos. O fechamento aconteceu devido à necessidade de reformas no local. Em julho de 2024, o então prefeito da capital mato-grossense, Emanuel Pinheiro, fechou o contrato para realização das obras no terminal. No entanto, durante o ano de 2025, por conta de insatisfações com relação ao andamento da reforma, os contratos foram suspensos pelo prefeito Abilio Brunini.

Rodinei Crescêncio/RDNews

obras terminal CPA 3

Em novembro, a Secretaria de Mobilidade Urbana anunciou que decidiu pela rescisão do contrato com a empresa Viga Construções e Serviços LTDA. e, segundo a secretária Francyane Siqueira Chaves Lacerda, já estudava a elaboração de um novo projeto. Uma data certa para a entrega do projeto, no entanto, não havia sido estabelecida. 

 

Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]