O governador (Mauro Mendes – União) defendeu que o Brasil aproveite a (Conferência do Clima – COP 30), que será realizada este ano, para cobrar dos países desenvolvidos o cumprimento dos compromissos assumidos de redução das emissões de carbono.
A declaração foi feita durante reunião do Fórum dos Governadores, na manhã desta quarta-feira – 13, em Belém – PA, cidade que sediará o evento.
Segundo Mauro, levantamento da Organização das Nações Unidas – ONU mostrou que 75 países cumpriram apenas (1%) do que haviam prometido, quando o mínimo esperado seria (45%). “Nessa COP, é relevante cobrar dos países que não façam mais compromissos, e sim cumpram o que já prometeram”, afirmou.
O governador ressaltou que, ao invés de reduzirem a poluição, as nações mais ricas aumentaram suas emissões. Enquanto isso, o Brasil responde por apenas (3%) do total global e preserva cerca de (60%) de seu território.
“Não podemos aceitar que eles venham novamente aqui, na nossa casa, colocar o dedo na nossa cara e dizer aquilo que nós devemos fazer com as nossas florestas e com os nossos biomas, quando eles não cumprem aquilo que foi combinado com o mundo e com todos nós”, criticou.
Mauro também defendeu um modelo de desenvolvimento sustentável que permita a exploração consciente dos recursos naturais. Ele citou como exemplo que os EUA aumentam o consumo de xisto — atividade considerada altamente poluente — e a China continua a queima de carvão, enquanto no Brasil há restrições severas mesmo para pequenas áreas de exploração na Amazônia, como no caso do potássio.
“Nossa energia é majoritariamente limpa e poucos países do mundo podem dizer isso”, concluiu.
Bianca 14/08/2025
Ele não aceita que interfiram na questão ambiental, mas acha ok a interferência na política brasileira? Igual o trump está fazendo.. difícil
1 comentários