O governador Mauro Mendes evitou eleger uma única obra como a mais importante de sua gestão e afirmou que tanto os grandes projetos estruturantes quanto as intervenções menores nos municípios do interior têm impacto direto na vida da população. Ao comentar sobre obras como o Hospital Central, o BRT e o Parque Novo Mato Grosso, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a relevância de cada investimento deve ser avaliada a partir do olhar do cidadão.
“Todas as obras que o governo faz são importantes. Se elas não fossem importantes, muito provavelmente nós não as faríamos”, afirmou.
Segundo Mendes, a análise não pode ser feita apenas sob a perspectiva do governo. “A importância não pode ser olhada apenas pelo olhar do governador. Ela tem que ser vista pela perspectiva do cidadão, da sociedade, de todos aqueles que vivem nos diversos cantos do Estado”, disse.
O governador destacou que obras consideradas pequenas, quando vistas no contexto local, têm grande impacto social. Ele citou como exemplo a pavimentação de ruas em municípios do interior. “Uma obra de asfalto lá em Santa Terezinha, uma pequena cidade do Araguaia, numa rua, num bairro, é muito importante. Ela impacta diretamente a vida daquele cidadão”, afirmou.
Mauro Mendes também mencionou projetos voltados ao desenvolvimento econômico e à inclusão regional. “Uma obra de uma Zona de Processamento de Exportação em Cáceres é muito importante, porque ela acende a esperança de um processo de desenvolvimento econômico naquela cidade”, pontuou.
Já em Melgaço, um dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, ele destacou o papel das obras na autoestima da população. “Significa a possibilidade de inserir a cidade na cadeia do turismo e gerar resultados para quem vive ali.”
Ao falar das grandes obras, o governador reconheceu o peso simbólico e estrutural de empreendimentos como o Hospital Central, mas ponderou que nem todos os cidadãos sentem o impacto da mesma forma. “Tem muitas pessoas que nunca usaram a saúde pública. Então, provavelmente, elas não vão dar tanto valor assim”, observou.
Ainda assim, ressaltou que a unidade representa um marco. “Essa sim é uma obra impactante na saúde, pela tecnologia embarcada e pela simbologia de criar uma nova referência de qualidade.”
Sobre o Parque Novo Mato Grosso, Mauro Mendes afirmou que o projeto começa a ser melhor compreendido pela sociedade. “Ele vai muito além de ser um espaço de lazer. Mato Grosso vai ser conhecido no Brasil e no mundo por grandes acontecimentos que ali nós teremos”, declarou.
O governador também citou ações de menor visibilidade, mas com efeito direto no cotidiano, como o programa Mato Grosso Iluminado. “Uma rua mal iluminada gera insegurança, diminui a qualidade de vida. Aquela lâmpada trocada naquele momento é algo extremamente importante para o cidadão”, afirmou.
Ao concluir, Mauro Mendes reforçou que não faz distinção entre obras grandes ou pequenas. “Não podemos elencar essa ou aquela como a mais importante. Todas são fundamentais, porque agregam valor e qualidade de vida às pessoas”, finalizou.
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)









