Por unanimidade, com 24 votos, o deputado estadual Max Russi (PSB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa pra a próxima legislatura em eleição realizada na manhã desta quarta-feira (07.08).
A partir do próximo ano, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa terá também Júlio Campos como 1º vice-presidente, Gilberto Cattani como 2º vice-presidente, Wilson Santos é o 3º vice-presidente, Doutor João é 1º secretário, Paulo Araújo (PP) ficou como 2º secretário; Diego Guimarães (Republicanos) é o 3º secretário; Elizeu Nascimento (PL) foi escolhido o 4º secretário; Fábio Tardin (PSB) 5º secretário; Juca do Guaraná (MDB) como 6º secretário.
Os deputados eleitos para compor a nova Mesa Diretora tomarão posse nos cargos em 1º de fevereiro de 2025.
O prazo para inscrição das chapas foi encerrado às 18h de segunda-feira (5) e apenas uma chapa foi registrada. Conforme Resolução Administrativa nº 018/2024, o registro das chapas deve ser feito por escrito, em requerimento padronizado, contendo a assinatura de todos os integrantes, e entregue em três vias diretamente na presidência do Parlamento.
A nova data de eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura, bem como a sua composição, foram estabelecidas pela Emenda Constitucional 116/2024.
A eleição da Mesa Diretora ocorreu durante a sessão ordinária realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. Na ocasião, o presidente da Casa de Leis anunciou a única chapa homologada. A escolha foi feita por voto secreto, mediante cédulas impressas, com a indicação dos nomes dos candidatos e respectivos cargos.
Críticas
Antes da votação, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) criticou a ausência da única deputada estadual na composição. Janaina Riva, por sua vez, disse que houve interferência externa na disputa, mas que se sente representada pelo MDB. Em entrevista à imprensa, a parlamentar reforçou as críticas. “Fiz questão de vir votar porque eu sou a dona do meu voto, diferente de alguns deputados”.