Cuiabá, 15 de Dezembro de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 09:26 - A | A

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 09h:26 - A | A

REAJUSTE DO TJ

Max: deputados entenderam motivo de veto e pauta está superada

Mauro Mendes vetou reajuste dos servidores do Judiciário e deputados decidiram manter a decisão

Midianews

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), afirmou que não viu articulação do Governo para a manutenção do veto do governador Mauro Mendes (União) pelos deputados ao projeto de lei que concedia reajuste salarial de 6,8% aos servidores do Poder Judiciário.

Segundo Max, o projeto teve o veto mantido porque a maioria dos deputados entendeu os motivos alegados pelo Executivo. O texto havia sido aprovado na Assembleia antes de ser apreciado por Mendes, por isso havia a expectativa que o veto fosse derrubado. 

“Não [houve articulação], isso foi a votação do Parlamento. O Parlamento é assim, são 24 deputados, cada um vota de forma consciente da forma que entenderam. Quando teve o veto, teve alguns motivos para ser vetado, alguns deputados entenderam que era importante a manutenção e isso aconteceu”, disse à imprensa na manhã desta quarta-feira (10). 

“Essa votação já aconteceu e essa pauta é superada. Nós temos que trabalhar agora outros projetos”, acrescentou Russi.

A decisão foi alvo de protesto dos representantes da categoria. O Judiciário alegava que o aumento não teria impacto nas contas do Estado por ser oriundo do próprio duodécimo do Tribunal de Justiça. 

Já o Governo temia que isso gerasse um “efeito cascata”, com aumento aos servidores dos demais Poderes. Com isso, geraria um custo adicional de R$ 1,6 bilhão aos cofres do Estado. 

Durante sessão na última quarta-feira (3) , o veto foi mantido pelo placar de 12 votos não (pela manutenção do veto) e 10 votos sim (pela derrubada do veto). Para ser derrubado, era necessário maioria simples, ou seja, ao menos 13 votos sim dos 24 deputados.

Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]