O governador Mauro Mendes (União Brasil) e o presidente Lula (PT), estarão frente a frente nos próximos dias para tratar sobre as queimadas que assolam o Brasil.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, tem convocado governadores para uma reunião prevista para a quinta-feira (19). A ministra do Meio Ambiente Marina Silva também adiantou a pauta.
Durante o encontro, o presidente deve exigir maior comprometimento dos estados no combate às queimadas em todo o país. Embora uma parte considerável das áreas atingidas pelo fogo esteja em território federal, membros do governo avaliam que algumas regiões têm usado esse fato para evitar responsabilidades na prevenção e no combate aos incêndios.
O principal argumento federal é de que o os bombeiros são dos governos de estado. O objetivo da reunião é elaborar um plano de ação coordenado com os estados, abrangendo desde a atuação de brigadistas até investigações policiais.
Essa semana, conforme adiantou a reportagem, Mauro Mendes rebateu Marina Silva sobre o fato dela pautar que produtores rurais tenham responsabilidade sobre as queimadas. “Quando [a terra] queima, é um grande prejuízo, e os nossos produtores, cada um do seu jeito, têm uma pequena brigada, caminhão-pipa ou até uma unidade grande de combate, porque não querem que isso queime”, explicou o governador.