Cuiabá, 30 de Agosto de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 13:38 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 13h:38 - A | A

CORRIDA AO PLANALTO

Mauro Mendes elogia Tarcísio, mas diz que Presidência exige mais do que competência: “É destino”

Da Redação

Durante a assinatura da ordem de serviço para a duplicação de 56,2 quilômetros da BR-163, entre Várzea Grande e Jangada, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), avaliou o cenário político nacional e comentou sobre nomes da direita que despontam como potenciais candidatos à Presidência da República.

Em seu discurso, Mendes destacou o desempenho de Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, a quem classificou como um dos principais nomes da política nacional.

"O governador Tarcísio é um grande quadro da política brasileira, foi ministro de Infraestrutura, é um técnico que tem muitas qualidades, tem uma memória exemplar, tem uma capacidade de raciocínio lógica e muito coerente. Fala muito bem, expressa-se muito bem, e é um grande quadro da política brasileira."

Apesar dos elogios, Mendes ponderou que apenas competência não garante a chegada ao Palácio do Planalto.

"Ser presidente do país é o destino de alguém", afirmou o governador mato-grossense.
"Não basta ser o mais preparado, não basta ser o mais competente, não basta ter grandes qualidades. Porque nós temos muitos brasileiros, talvez dezenas, centenas, que têm qualidades para isso. Mas precisa ter alguma conspiração de astros e estrelas e vamos ver se os astros e estrelas vão conspirar."

Na mesma linha, Mendes também citou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, outro nome influente da direita brasileira, a quem classificou como "um grande quadro" e "meu amigo pessoal", reforçando que o fator decisivo para uma candidatura presidencial vitoriosa continua sendo o "destino".

Crítica à polarização ideológica

Mauro Mendes aproveitou o momento para criticar a intensa polarização política no Brasil.

"Não gosto muito de ficar tratando a política e o Brasil sob essa ótica de direita e esquerda, como se bastasse estar na direita ou na esquerda para você ser bom ou ruim", declarou.

Segundo o governador, essa divisão excessiva atrapalha a discussão de temas essenciais para o país.

"Essa polarização eu vejo que ela é muito perniciosa. Ela é prejudicial ao país. Enquanto se discute direita e esquerda, não se discute os reais e graves problemas da nação brasileira."

Ele, no entanto, destacou como positivo o fato de existirem vários nomes relevantes se consolidando no espectro político.

Mendes vê positivamente a existência de "muitos quadros" que disputam espaço no campo da direita, o que representa, em sua visão, "bons nomes, grandes alternativas, pessoas preparadas, pessoas que têm história, que têm presente, que apontam para uma boa perspectiva de julgamento."

Cautela sobre 2026

Ao ser questionado sobre as eleições presidenciais de 2026, Mendes adotou tom de prudência.

"Hoje é 18 de julho de 2025. Nós estamos a mais de um ano das eleições. Então, querer cravar qualquer processo político-eleitoral neste momento é muito temeroso."

Ele também minimizou as pesquisas de opinião que apontam oscilações na popularidade de governos, incluindo a recente melhora nos índices do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para Mendes, uma avaliação mais justa deve vir baseada em resultados concretos: "Tem que vir em cima de resultados reais, concretos, da entrega de resultados, da melhoria da economia, da melhoria do déficit público, da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros."

Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]