O presidente da República Lula estará em Mato Grosso, no próximo sábado (17), para participar do lançamento do Programa Solo Vivo e fazer a entrega de máquinas agrícolas para a agricultura familiar. A solenidade será realizada às 10h, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, localizado na zona rural de Campo Verde (a 137 km de Cuiabá).
O evento também contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), um dos idealizadores do programa. Segundo o Governo Federal, o Solo Vivo é uma iniciativa inovadora que busca fortalecer a agricultura familiar, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e garantindo a segurança alimentar das comunidades rurais.
Durante o evento, serão entregues máquinas e equipamentos agrícolas a produtores da reforma agrária e a agricultores familiares da região. A medida é parte dos investimentos federais destinados a fomentar a produção rural sustentável e a combater as desigualdades no campo.
Carlos Fávaro destacou que o projeto está sendo desenvolvido em dez assentamentos rurais de Mato Grosso. “O foco é a realização de estudos para diagnóstico do solo e adoção das medidas necessárias, aliando vocação, ciência e tecnologia para ampliar as oportunidades de desenvolvimento da agricultura em pequenas propriedades”, explicou.
Novas medidas de incentivo à agricultura familia devem ser anunciadas por Lula em Campo Verde. Os eixos de atuação serão combate à pobreza rural, ampliação da assistência técnica e geração de renda no campo,
Também serão destinados 42,8 milhões ao Solo Vivo para atender os municípios de Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (FNADIF).
Essa é a segunda visita de Lula a Mato Grosso neste ano. Em 04 de abril, o presidente da República visitou o cacique Raoni, na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, em São José do Xingu (a 957 km de Cuiabá).
Na ocasião, Lula concedeu a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito ao cacique, destinada exclusivamente para cidadãos brasileiros, instituições e estrangeiros em reconhecimentos aos serviços prestados à população. Ele é uma das principais lideranças dos povos indígenas.
Na pauta do encontro também estavam questões relacionadas à preservação ambiental e direitos que devem ser assegurados aos indígenas. A visita de Lula era uma demanda antiga. Em outubro do ano passado, Raoni foi ao Palácio do Planalto de surpresa para tentar conversar com o presidente, mas não pôde ser recebido.