Cuiabá, 12 de Setembro de 2024

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 08:39 - A | A

Segunda-feira, 26 de Agosto de 2024, 08h:39 - A | A

ELEIÇÕES 2024

Hortas em áreas ociosas, produção para restaurante popular e apoio na irrigação são propostas de candidatos para agricultura familiar

Segmento não ficou de fora dos planos de governo dos candidatos, já que a capital possui mais de 40 feiras livres que atendem aproximadamente 300 mil consumidores

Leiagora

A agricultura familiar e as tradicionais feiras movimentam a economia e são acessadas por boa parte da população cuiabana. Dados da prefeitura da capital apontam que o município possui mais de 40 feiras livres em diversos bairros e beneficiam cerca de 1000 pequenos e microempreendedores, em sua maioria feirantes, e atende aproximadamente 300 mil consumidores ao mês, com a comercialização de diversos produtos de forma mais acessível à população cuiabana.

Por conta disso, este segmento não poderia ficar de fora dos planos de governo dos postulantes ao Executivo Municipal no pleito de 2024. Todos os quatro candidatos lembraram dos feirantes e produtores rurais e colocaram propostas direcionadas ao setor em seus documentos. Confira.

Abilio Brunini
O candidato do PL, Abilio Brunini pretende incentivar a criação de hortas comunitárias e jardins compartilhados, promovendo a agricultura urbana e a segurança alimentar, além de fortalecer as feiras livres.

O plano propõe ações como a doação de sementes, equipamentos e insumos, a implementação de programas de saneamento básico e saúde da família, e o incentivo à produção de hortifrutigranjeiros.

O liberal ainda foca na recuperação e modernização da Feira Municipal do Praeirinho, a finalização da obra do Mercado do Porto e a Criação do Mercado do Peixe, com um programa de apoio à pesca.

Eduardo Botelho
Candidato pelo União Brasil, Eduardo Botelho, pretende unir a agricultura com o empreendedorismo, de forma a realizar estímulo à diversificação da produção da Agricultura Familiar na baixada cuiabana, seja na ovinocultura, caprinocultura, piscicultura, avicultura, fruticultura, floricultura e ofertar assistência técnica para produção e consultoria para planejamento estratégico de venda do produto.

Botelho promete implantar um programa de abastecimento de água como incentivo ao desenvolvimento da agricultura irrigada, com construção de açudes, barragens, poços semi artesianos e captação de águas pluviais em áreas do município que ainda sofrem com a escassez hídrica.

Está prevista também a construção de um novo terminal de distribuição de varejo de hortifrutigranjeiro para atendimento na região do CPA e do Coxipó da Ponte.

Domingos Kennedy
Candidato pelo MDB, Kennedy assegura implementar assistência técnica contínua na agricultura familiar e garantir a compra dos produtos dos pequenos produtores. Para apoiar o pequeno produtor, o candidato diz que facilitará o acesso a linhas de crédito e fortalecerá a implantação de hortas comunitárias nas áreas públicas ociosas dos bairros.

Chama atenção que Domingos destaca em seu plano de governo que deve “implementar o Programa Plante Café Garantido, em parceria com a CAFEMAT” e “incentivar a piscicultura, como forma de preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico sustentável”, duas formas de economia bem específicas.

Lúdio Cabral 
O candidato Lúdio Cabra (PT) pretende estimular à organização do “Cinturão Verde”, no formato de economia solidária, cooperativismo e agroecologia, para produção e extração de alimentos de consumo e comercialização, inclusive de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) por meio de hortas domésticas, hortas escolares e hortas comerciais, contribuindo para a segurança alimentar e combate à fome nas regiões de vulnerabilidade social.

Outro ponto de direcionamento dos alimentos produzidos seria para estruturar uma rede de restaurantes populares, com uma unidade em cada região da cidade e inserir a produção da agricultura familiar na alimentação fornecida pelos restaurantes.

O candidato da esquerda também acredita que Cuiabá pode se fortalecer como centro do complexo industrial do agronegócio, mas com foco na economia solidária e agricultura familiar, e promete parcerias com o Governo Federal para este desenvolvimento.

Comente esta notícia

Av. Brasil, 107-W

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]