Cuiabá, 13 de Fevereiro de 2026

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026, 09:23 - A | A

Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026, 09h:23 - A | A

AGUACEIRO

Com Cuiabá na rota dos temporais, Abilio vê sobrecarga em rede de drenagem e alerta que Capital terá alagamentos

Prefeito orienta que moradores deixem áreas de risco.

ReporterMT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que a infraestrutura de drenagem da capital não tem capacidade para suportar o volume de chuvas previsto para os próximos dias.

Durante coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores nessa semana, o prefeito afirmou que quantidade de chuva superou a vazão dos canais existentes, o que torna os alagamentos inevitáveis em diversos pontos da cidade. 

Não é mais nem uma questão só de limpar as bocas de lobo. É a vazão de água dessas bocas de lobo até os canos de drenagem (...) Então, o cuidado que eu falo é que a Defesa Civil faz um alerta sério, não é uma brincadeira. A densidade de água de chuva está muito forte e as pessoas precisam se preparar e sair dos lugares de risco.”, declarou o prefeito, que é arquiteto urbanista.

Abilio comparou a situação a um chuveiro ligado no máximo com um ralo de baixa vazão, explicando que o problema atual não é apenas a limpeza de bocas de lobo, mas a limitação técnica dos canos de escoamento. 

"É como se você ligasse o seu chuveiro no máximo e o ralo seu tivesse a capacidade pouca de vazão. Então, a preocupação que nós temos é que a drenagem do município de Cuiabá não é preparada na cidade inteira para suportar a quantidade de água de chuva que está caindo por milímetro".

Alerta da Defesa Civil

O prefeito destacou que, pela primeira vez, os alertas da Defesa Civil estão sendo enviados diretamente aos celulares dos cidadãos via SMS e aplicativos.

Ele reforçou o pedido para que famílias que vivem em encostas e margens de córregos não ignorem os avisos e busquem abrigo seguro.

Bens materiais a gente trabalha para recuperar depois, mas se você ficar arriscando a sua vida dentro do seu imóvel, você pode perder a vida e o imóvel”, alertou o prefeito.

A recomendação da prefeitura é que a população evite áreas de risco durante toda a semana, período em que a massa de chuva deve permanecer densa sobre a região metropolitana.

Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]