Omegaempresário do agronegócio, ex-governador ex-senador e ex-ministro Blairo Maggi (PP) avaliou como acertada a escolha do atual gestor, Mauro Mendes (União Brasil), de bater o pé para viabilizar a troca de modal de transporte urbano, de VLT para BRT, ligando Cuiabá a Várzea Grande. Inclusive, Mato Grosso concluiu a venda dos vagões do VLT ao estado da Bahia.
Inicialmente, as obras do VLT haviam sido projetadas para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, nunca foram concluídas, e acabaram ficando marcadas como a "herança maldida" do Mundial.
Blairo Maggi pontuou que o BRT é moderno e mais barato, visto que, foi orçado em cerca de R$ 468 milhões, enquanto o VLT, ultrapassou o montante de R$ 1 bilhão e sequer atendeu a população. Neste sentido, endossou o posicionamento de Mauro Mendes dizendo que o estado vai ofertar o modal que está mais acessível no curto prazo de tempo.
"Acho que a atitude está correta. Esse ônibus de canaleta expressa funciona muito bem, são ônibus modernos e aí o pessoal pode fazer: O cuiabano não merece andar de VLT? Claro que merece, mas custa muito mais caro e a gente anda com a roupa que pode comprar", declarou.
Além disso, Blairo Maggi relembrou que sempre foi contrário ao VLT, entretanto, quando deixou o governo, foi dado seguimento à ideia, que ficou conhecida como um dos principais casos de corrupção e desvio de dinheiro público da história de Mato Grosso.
"Eu não [estou triste com a troca de modal], sempre fui contra o VLT, desde o início, quando eu estava no governo ainda que já se falava de VLT. E eu falei, na minha maneira de ver, é uma coisa que não tinha tempo para fazer, olhava muito a questão de fazer até a Copa. Depois eu sai, decidiram fazer e virou o que virou", emendou.
Quando reiterado que o VLT "já estava quase pronto", Blairo Maggi tratou de desconversar e encerrar o assunto. Ele informou que não comentaria mais sobre a troca de modal. Atualmente as obras do novo modal estão avançando na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como Avenida do CPA, em Cuiabá - gerando congestionamentos no principal corredor da cidade.