O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, negou que esteja ocorrendo conversas entre o partido e o MDB para formar uma aliança nas eleições de 2026.
As conversas de uma união entre os partidos ganhou força com a eleição da deputada Janaina Riva como nova presidente estadual do MDB. Além de posicionar o partido à direita em Mato Grosso, ela declarou publicamente que deseja dialogar com o PL.
No entanto, Ananias afirmou que essas conversas ainda não chegaram até ele.
“Não, até agora não houve nenhuma tratativa entre MDB e PL, entre as direções dos partidos. [...] Com todo respeito ao Carlos Bezerra [ex-presidente do MDB], nunca me reuni com ele, e o presidente do PL em Mato Grosso ainda sou eu. Não houve encontro e não há nada marcado na minha agenda”, afirmou.
O próprio senador Wellington Fagundes, que é pré-candidato a governador pelo PL, disse ter interesse em formar uma alianças com o MDB no próximo ano.
Em contrapartida, outras lideranças do partido, como o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e o deputado federal, José Medeiros, demonstraram resistência à possibilidade de ter o MDB em sua base.
O motivo citado por ambos seria a ligação que o MDB Nacional tem o governo do presidente Lula (PT). Medeiros disse que não consegue ver os eleitores bolsonaristas aceitando essa união entre as siglas.
Questionado, Ananias afirmou que as únicas alianças que serão vetadas pelo partido são com as legendas de esquerda.
“Não vetei. Aliás, não há veto da minha pessoa, do presidente do PL. Eu só disse que não estou vendo e não vi [diálogo]. Eu, como dirigente partidário, para tomar uma decisão vou ouvir os prefeitos, os vereadores, os deputados, o senador Wellington Fagundes”.
“Nós não vamos abrir discussões com a extrema esquerda, com a esquerda, de forma alguma. Isso está vetado. Agora, discutir política com partidos que queiram avançar para melhorar o Estado de Mato Grosso...”, disse.
“Não, aqui está tudo aberto, todos tendo discussões. [...] Só não quero que fique com essa discussão sendo ‘escondidinha’. Tem que trazer, porque não sou de faz de conta na presidência, eu tomo decisões”, concluiu.
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)