Alguns dos vendedores ambulantes da Rua 13 de junho, que atuam de forma irregular, estão sendo resistentes para sair da região e migrar para o Shopping Orla. O lugar foi escolhido para atuação temporariamente até que se tenha um local adequado para eles serem realocados. A afirmação foi feita pelo prefeito Abilio Brunini (PL) durante uma coletiva de imprensa.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) de Cuiabá emitiu, no dia 5 de maio, uma notificação pública aos vendedores ambulantes que atuam de forma irregular. Eles têm o prazo de 30 dias para desocupar as calçadas, conforme estabelecido pela Sorp.
"Acontece que lá [Shopping Orla] não tem o fluxo, mas a calçada tem que ser respeitada com o passeio público e com todos os direitos. Nós [prefeitura], não vamos entrar numa política de confronto, contudo teremos a Polícia Militar com a ordem pública e todo o apoio necessário para que a gente possa garantir o estabelecimento da ordem nas calçadas", contou o prefeito.
De acordo com Brunini, os ambulantes e lojistas que atuam na área comercial em questão não estão autorizados também a colocar manequins e outros produtos nas calçadas. "Ela não serve nem para o comerciante e nem para os ambulantes", relatou.
Outro fato levantado pelo prefeito foi que investigações estão sendo feitas sobre os fornecimentos das mercadorias, visto que a maioria dos ambulantes vende os mesmos produtos. "A gente [prefeitura] está investigando um esquema de distribuição de produtos alheios. Vamos concluir a análise desse produto e passar para a delegacia fazendária poder investigar", concluiu Abilio.
Os vendedores serão avisados quando estiver perto de encerrar o prazo de 30 dias da notificação. Haverá uma nova fiscalização na região e os que permancerem no local terão seu produtos apreendidos e encaminhados para Secretária de Ordem Pública, onde terão que comprovar a origem da mercadoria, através de nota fiscal.
Ação esperada
Na semana passada, o presidente do Sindicato dos Camelôs, Augusto Ferreira da Silva, afirmou que a notificação foi entregue de maneira tranquila e ordenada, destacando que está sendo estudada a possibilidade, junto à Prefeitura, sobre instalação dos ambulantes em um novo local, onde as 175 barracas possam ser distribuídas.
“Todo mundo já sabia desse negócio, sabia que lá na Rua 13 de Junho não podia ficar. A gente esteve na audiência pública e explicou melhor para todo mundo e aí eles [ambulantes] já estavam esperando essa notificação", disse o presidente do sindicato.
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)