Cuiabá, 19 de Junho de 2025

icon facebook icon instagram icon twitter icon whatsapp

Política Quinta-feira, 05 de Junho de 2025, 15:35 - A | A

Quinta-feira, 05 de Junho de 2025, 15h:35 - A | A

"FOGO AMIGO”

Alvo da PF, Chico 2000 teria tentado “roubar” votos de colega de partido em 2024

Únicanews

O vereador Chico 2000 (PL), alvo da Polícia Federal nesta quinta-feira (5) por suposta compra de votos nas eleições de 2024, assediou eleitores e tentou “roubar” os votos de um candidato do mesmo partido, o PL. A PF não divulgou o nome do candidato, mas confirmou que o crime eleitoral se tratou de “fogo amigo”.

Chico foi reeleito no ano passado, como o 19º vereador mais votado. Além dele, o único homem eleito pelo PL foi Rafael Ranalli, mas não há confirmação se eram os eleitores dele os alvos da captação ilícita de sufrágio.

As outras duas eleitas pelo PL são a presidente da Câmara de Vereadores, Paula Calil, e a primeira-dama de Cuiabá e mais votada nas eleições do ano passado, Samantha Íris.

Chico já está afastado da Câmara de Vereadores por suposto recebimento de propina envolvendo a empresa responsável pelas obras do Contorno Leste, no âmbito da Operação Perfídia, da Polícia Civil.

Dessa vez, de acordo com a Polícia Federal, o crime foi descoberto através de uma notícia crime no plantão da Polícia Federal. De acordo com a informação, Chico estaria abordando eleitores que apoiavam um outro candidato da mesma legenda, oferecendo vantagens indevidas para comprar o voto.

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, em Cuiabá e Várzea Grande, expedidos pelo Juízo das Garantias do Núcleo I do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

As medidas cautelares da operação de hoje objetivam angariar elementos que contribuam para a instrução da investigação em curso.

Confirmada a autoria dos crimes, Chico poderá responder pelos crimes de captação ilícita de sufrágio e difamação eleitoral, cujas penas podem chegar até cinco anos de reclusão.

Comente esta notícia

Rua Mirassol (LOT CONSIL), nº 14, QD 14, LT 14.

Cuiabá/MT

(65) 99962-8586

[email protected]