O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) se reuniu nesta segunda-feira (11) com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para dar inicio ao processo de transição da gestão da Prefeitura de Cuiabá.
A reunião ocorreu no Salão Nobre, localizado no sétimo andar do Palácio Alencastro. No encontro, Abilio pediu que Emanuel retire a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025 da Câmara de Vereadores, para que ele possa adequá-la.
O orçamento da Prefeitura de Cuiabá será de R$ 4,8 bilhões para o próximo ano. O futuro gestor disse querer remodelar o orçamento devido a sua proposta de mudança nos formatos das secretarias.
“Se for possível, a gente te encaminha o novo modelo de secretarias que a gente gostaria no início da gestão e assim já resolveria tudo antes de fazer a modificação. Porque se fizer a troca de prefeito, a gente só poderá fazer essas remodelações a partir do primeiro dia se sessão da Câmara, que seria no dia 2 de fevereiro, retardando em 30 dias o processo de transição”, afirmou.
Após o pedido, Emanuel se comprometeu a dar condições a Abilio adequar a LOA 2025 e afirmou que vai retirá-la da Câmara.
Licitações em andamento
Além da retirada da LOA, Abilio também pediu para Emanuel suspender as licitações não essenciais em andamento e garantir a continuidade dos serviços de Educação e Saúde sem paralisações.
“Vamos apresentar nome de pessoas que ajudarão a Secretaria de Educação a não paralisar de modo algum o funcionamento das escolas. [...] Assim como garantir que as matrículas e as atividades continuarão com tranquilidade”, afirmou.
“E, na Saúde, para que não pare de modo algum dos serviços, seja nas unidades básicas, seja nas UPAs e as altas complexidades, como hospitais”, completou.
Ao final da reunião, Abilio disse acreditar que o processo de transição seguirá de forma pacífica e sem resistência aos pedidos apresentados.
“Espero que seja pacífico, fiz toda minha parte para garantir uma transição tranquila. Acredito que eles farão a parte deles também”, completou.