O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), praticamente lavou as mãos sobre eventual aliança entre seu partido e o MDB no estado Mato Grosso para as eleições de 2026, embora, considere ser um erro qualquer tipo de aliança com siglas mais à esquerda. Ele havia subido o tom contra o MDB e a presidente do partido no estado, deputada Janaina Riva, nora do senador Wellington Fagundes (PL), recentemente.
Em entrevista à imprensa, Abilio sinalizou que o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, é base do presidente Lula e que os parlamentares do partido no Congresso não teriam demonstrado interesse em apoiar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Master - embora tenha assinatura de emedebistas - decidiu não se intrometer em decisões dos pré-candidatos em Mato Grosso sobre eventuais alianças.
"Acredito que o MDB e o PSD em Mato Grosso, tem vertentes voltadas à esquerda, base do Governo Federal e por isso, acredito que [o PL] não deve se alinhar. Agora, se os candidatos optarem por se alinhar com esses partidos, aí é decisão deles, não é minha decisão", disparou o prefeito.
Nacionalmente, o PL determinou que não haverá aliança com partidos de esquerda. Em Mato Grosso, o MDB é considerado de esquerda, embora em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), é aliado do grupo bolsonarista. Vale destacar que sob gestão da deputada Janaina, o MDB deve dar uma guinada ainda mais à direita, o tem gerado revolta dentro da sigla, como o federal Emanuelzinho, vice-líder de Lula na Câmara.
Ao comentar sobre quais partidos estarial o radar de aliança, Abilio desconversou, afirmando que estaria focado em fazer melhorias para a Capital, demonstrando certa tentativa de "distanciamento". Na corrida eleitoral, o PL lançará Wellington ao Governo, embora, em outras oportunidades, Abilio tenha demonstrado maior aceitação pelo atual vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos). Sem querer gravar quem sairá vencedor, defendeu que Cuiabá terá um parceiro no comando do Palácio Paiaguás.
Entre no grupo do MT EM PONTO no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)









