A dois meses das eleições, o presidente da Assembleia Eduardo Botelho (UB) lidera a corrida pela Prefeitura de Cuiabá com 33,8% das intenções de voto. É o que revela pesquisa estimulada, realizada pela Percent Brasil. Em segundo lugar aparece o federal Abilio Júnior (PL) com 21,7%. Os dois terão as suas candidaturas homologadas em convenções que acontecem nesta segunda (5).
Já o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que teve a candidatura confirmada no sábado (3), ocupa a terceira colocação e é mencionado por 17,4% dos entrevistados. Considerando a margem de erro, que é de 2,83%, ele está "encostado" em Abilio.
Último a entrar na corrida eleitoral, o empresário Domingos Kennedy (MDB) está na lanterna com apenas 2%. Neste cenário, brancos e nulos chegam a 7,1%; indecisos chegam a 17% e 1% das pessoas ouvidas preferiu não responder.
A Percent Brasil ouviu 1.200 pessoas, entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, em 87 bairros e também nos distritos Nossa Senhora da Guia; Coxipó; Rio dos Peixes e Sucuri. A margem de erro é de 2,83% pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número nº MT-09236/2024.
Espontânea
Na modalidade espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, Botelho também lidera com 23,5% das intenções de voto; seguido por Abilio, com 12,8%; e pelo petista Lúdio Cabral, com 9,7%. Já o empresário Domingos Kennedy aparece em último com 0,4%. Outros 49,6% declararam não saber ou estarem indecisos. Brancos e nulos somam 0,8%; e outros 3,2% não responderam.
Rejeição
O mais rejeitado entre os postulantes ao Palácio Alencastro é Abilio, com 24,8%. Ainda conforme a Percent Brasil, Lúdio aparece em segundo lugar neste quesito com 11,2%. Já Kennedy, que terá a missão de defender a gestão do correligionário Emanuel Pinheiro, é o terceiro com maior rejeição, somando 9,2%. Conforme pesquisa, pessoas ouvidas afirmaram rejeitar o emedebista por não o conhecerem.
Em quarto está Botelho com 7,1%. Outros 21,3% declararam não rejeitar ninguém. Já 23,1% não souberam e 3,3% não responderam.